Vestibular Cidadão
Iniciativa de alunos da UnB, o cursinho Vestibular Cidadão oferece 120 vagas para estudantes da rede pública e bolsistas.
Criado em 2003, o Vestibular Cidadão (VC) é uma iniciativa de alunos da Universidade de Brasília (UnB) que visa ampliar o acesso dos estudantes mais pobres ao ensino superior. Em cada semestre, o cursinho oferece 180 vagas para alunos de escolas públicas.
Podem se inscrever para o processo seletivo aqueles candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública. Os estudantes de colégios particulares também podem se inscrever, desde que sejam bolsistas integrais.
As inscrições são realizadas pela internet e, apesar da gratuidade do projeto, há uma taxa única no valor de R$ 11. Os candidatos inscritos são submetidos a uma prova objetiva, com duração de três horas e composta por 50 questões objetivas. O conteúdo versa sobre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
Os estudantes aprovados na prova teórica são submetidos a uma entrevista, de caráter eliminatório e classificatório. A pontuação final do processo seletivo leva em consideração as notas obtidas nas duas etapas.
Aulas
O cursinho é ministrado por profissionais voluntários que também passam por um processo seletivo. São mais de 100 colaboradores que ajudam a tocar o projeto, sendo professores e outros administrativos. As aulas reforçam o conteúdo das disciplinas tradicionais do ensino médio e têm como foco os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Desde 2019, as aulas acontecem nos três turnos matutino, vespertino e noturno e tem capacidade para atender quase 400 alunos por ano.
Durante a semana, as aulas são ministradas no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Cemeb), na Asa Sul, e aos finais de semana, na UnB.
Página na internet: vestibularcidadao.com
Facebook: vestibularcidadaobsb