Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Enem Digital

Enem Digital

Provas do Enem Digital 2021 serão realizadas nas mesmas datas do Enem Impresso

Publicado por Silvia Tancredi
Expectativa do MEC é que o Enem Digital seja consolidado até 2026
Expectativa do MEC é que o Enem Digital seja consolidado até 2026

Em julho de 2019, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também teria provas digitais a partir de 2020. Desde que foi criado, em 1998, o exame educacional somente teve provas impressas. 

O objetivo do Enem Digital é reduzir custos, em especial com papel e com mão de obra. Esse formato de exame também foi criado para tornar a avaliação mais moderna, dinâmica e interativa.

Entre 2022 e 2025, o Enem Digital será aprimorado e avaliado pelo Inep. O objetivo do órgão é promover até quatro aplicações digitais, em datas distintas, com agendamento prévio e ainda opcional para os participantes.

A previsão do MEC é que o Enem Digital esteja consolidado até o ano de 2026, com a extinção das provas impressas e aplicação digital a todos os participantes.

Como funciona o Enem Digital? 

As provas digitais têm o mesmo formato que as tradicionais. Entretanto, são realizadas em computadores, em locais de prova determinados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Embora esse formato de Enem seja aplicado em um computador, as provas contam com a mesma composição do Enem Impresso: 180 questões objetivas e uma redação. As questões objetivas são feitas no computador e a redação escrita à mão

No Enem Digital 2021 as questões e o tema das redações serão os mesmos. Quando o Enem Digital foi criado, o Inep tinha a intenção de aplicar questões interativas, no estilo de games, com vídeos e infográficos, mas isso não aconteceu e não ocorrerá em 2021.

1º Enem Digital

A primeira edição do Enem Digital foi realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Na edição-piloto, 100.100 participantes puderam se inscrever. Entre os 93 mil que tiveram a inscrição confirmada, somente 29.703 compareceram às provas.

Inscrições 

As inscrições para o Enem Digital 2021 serão realizadas nas mesmas datas que o Enem impresso, entre os dias 30 de junho e 14 de julho, na Página do Participante

Veja como fazer sua inscrição no Enem

O Enem Digital não é aplicado em todas as cidades brasileiras e tem um limite de vagas. No Enem 2021 serão disponibilizadas 101.100 inscrições, a mesma quantidade da edição anterior. Por isso, recomenda-se fazer a inscrição nos primeiros dias para garantir a vaga. Caso o participante opte por fazer provas pelo computador, não poderá alterar para provas impressas e vice-versa.

Quem pode participar do Enem Digital? 

Podem participar:

  • Estudantes do terceiro ano do ensino médio;
  • Pessoas que já concluíram o ensino médio. 

Não podem participar:

  • Treineiros - estudantes do primeiro ou segundo ano do ensino médio.

A edição de 2021 permitirá a participação de estudantes que necessitam de atendimento especializado no Enem.

Como é atendimento especializado? 

A primeira edição do Enem Digital não aceitou atendimento especializado. Para a edição de 2021, o Inep optou por realizar esse tipo de atendimento. Confira algumas novidades:

  • Possibilidade de prova ampliada, superampliada ou com contraste;
  • Uso de materiais próprios para realização da prova no computador;
  • Tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Solicitação de tempo adicional;
  • Ingresso a salas com maior acessibilidade.

O Inep também anunciou que os inscritos no Enem Digital 2021 poderão usar ferramentas como máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando será realizado o Enem Digital? 

O Enem Digital 2021 será aplicado nos mesmos dias que as provas do Enem Impresso: em 21 e 28 de novembro de 2021.

A duração das provas será a mesma para o Enem impresso e o digital. No primeiro dia, das 13h30 às 19h e, no segundo, das 13h30 às 18h30. Os portões serão abertos às 11h30 para evitar aglomerações e fechados, pontualmente, às 13h, horário de Brasília.

Onde será aplicado o Enem Digital? 

Assim que foi anunciado o Enem Digital, as provas seriam aplicadas em 15 capitais brasileiras. Mas, no final de março de 2020, o MEC decidiu que as provas serão realizadas em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, são 110 cidades.

As regras, as normas e a logística das provas impressas e digitais serão as mesmas, como horário de abertura dos portões, documentos que devem ser levados e itens proibidos. 

Como é o Enem Digital?

A estrutura do exame é igual à da versão impressa e, no caso da redação, é realizada da mesma forma que no Enem impresso, redigida manualmente.

Provas Enem Digital 2020

Confira também: o que fazer e o que levar no dia das provas do Enem

Questão 140 da prova Amarela do 2º dia do Enem Digital 2020

Como é a aplicação do Enem Digital?

No horário marcado, o chefe de sala deve autorizar o início da aplicação do Enem. Nesse momento, os inscritos devem inserir, utilizando o teclado virtual, a chave de acesso que estará impressa na folha de rascunho personalizada.

Depois de a chave de acesso ser colocada, o participante poderá conferir e confirmar os dados pessoais. Caso as informações estejam corretas, depois de concluir essa etapa, o estudante poderá iniciar a prova.

Quando o participante precisar fazer pausas, como, por exemplo, ir ao banheiro, ele deverá usar o ícone do cadeado e escolher a opção “Sim, pausar”. No entanto, o tempo de pausa não será compensado ao final da prova. Para retomar o exame, basta inserir novamente a chave de acesso.

Veja abaixo tutorial do sistema para realização do Enem Digital:

Quando sai o resultado do Enem Digital?

A data do resultado ainda não foi informada pelo Inep. No Enem Digital 2020, as notas foram liberadas no mesmo dia que as do Enem Impresso: 29 de março.

Ainda tem alguma dúvida sobre o Enem Digital? Entre em contato conosco pelo contato@supervestibular.com.

Veja também

UFRGS: cursos de saúde física e mental são os mais procurados do Vestibular 2022
Medicina lidera com mais de 50 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia e Biomedicina.

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
Mais de 5,6 mil candidatos farão provas no dia 6 de fevereiro, em Boa Vista.

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).