Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Enem Digital

Enem Digital

Provas do Enem Digital 2021 serão realizadas nas mesmas datas do Enem Impresso

Publicado por Silvia Tancredi
Expectativa do MEC é que o Enem Digital seja consolidado até 2026
Expectativa do MEC é que o Enem Digital seja consolidado até 2026

Em julho de 2019, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também teria provas digitais a partir de 2020. Desde que foi criado, em 1998, o exame educacional somente teve provas impressas. 

O objetivo do Enem Digital é reduzir custos, em especial com papel e com mão de obra. Esse formato de exame também foi criado para tornar a avaliação mais moderna, dinâmica e interativa.

Entre 2022 e 2025, o Enem Digital será aprimorado e avaliado pelo Inep. O objetivo do órgão é promover até quatro aplicações digitais, em datas distintas, com agendamento prévio e ainda opcional para os participantes.

A previsão do MEC é que o Enem Digital esteja consolidado até o ano de 2026, com a extinção das provas impressas e aplicação digital a todos os participantes.

Como funciona o Enem Digital? 

As provas digitais têm o mesmo formato que as tradicionais. Entretanto, são realizadas em computadores, em locais de prova determinados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Embora esse formato de Enem seja aplicado em um computador, as provas contam com a mesma composição do Enem Impresso: 180 questões objetivas e uma redação. As questões objetivas são feitas no computador e a redação escrita à mão

No Enem Digital 2021 as questões e o tema das redações serão os mesmos. Quando o Enem Digital foi criado, o Inep tinha a intenção de aplicar questões interativas, no estilo de games, com vídeos e infográficos, mas isso não aconteceu e não ocorrerá em 2021.

1º Enem Digital

A primeira edição do Enem Digital foi realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Na edição-piloto, 100.100 participantes puderam se inscrever. Entre os 93 mil que tiveram a inscrição confirmada, somente 29.703 compareceram às provas.

Inscrições 

As inscrições para o Enem Digital 2021 serão realizadas nas mesmas datas que o Enem impresso, entre os dias 30 de junho e 14 de julho, na Página do Participante

Veja como fazer sua inscrição no Enem

O Enem Digital não é aplicado em todas as cidades brasileiras e tem um limite de vagas. No Enem 2021 serão disponibilizadas 101.100 inscrições, a mesma quantidade da edição anterior. Por isso, recomenda-se fazer a inscrição nos primeiros dias para garantir a vaga. Caso o participante opte por fazer provas pelo computador, não poderá alterar para provas impressas e vice-versa.

Quem pode participar do Enem Digital? 

Podem participar:

  • Estudantes do terceiro ano do ensino médio;
  • Pessoas que já concluíram o ensino médio. 

Não podem participar:

  • Treineiros - estudantes do primeiro ou segundo ano do ensino médio.

A edição de 2021 permitirá a participação de estudantes que necessitam de atendimento especializado no Enem.

Como é atendimento especializado? 

A primeira edição do Enem Digital não aceitou atendimento especializado. Para a edição de 2021, o Inep optou por realizar esse tipo de atendimento. Confira algumas novidades:

  • Possibilidade de prova ampliada, superampliada ou com contraste;
  • Uso de materiais próprios para realização da prova no computador;
  • Tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Solicitação de tempo adicional;
  • Ingresso a salas com maior acessibilidade.

O Inep também anunciou que os inscritos no Enem Digital 2021 poderão usar ferramentas como máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando será realizado o Enem Digital? 

O Enem Digital 2021 será aplicado nos mesmos dias que as provas do Enem Impresso: em 21 e 28 de novembro de 2021.

A duração das provas será a mesma para o Enem impresso e o digital. No primeiro dia, das 13h30 às 19h e, no segundo, das 13h30 às 18h30. Os portões serão abertos às 11h30 para evitar aglomerações e fechados, pontualmente, às 13h, horário de Brasília.

Onde será aplicado o Enem Digital? 

Assim que foi anunciado o Enem Digital, as provas seriam aplicadas em 15 capitais brasileiras. Mas, no final de março de 2020, o MEC decidiu que as provas serão realizadas em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, são 110 cidades.

As regras, as normas e a logística das provas impressas e digitais serão as mesmas, como horário de abertura dos portões, documentos que devem ser levados e itens proibidos. 

Como é o Enem Digital?

A estrutura do exame é igual à da versão impressa e, no caso da redação, é realizada da mesma forma que no Enem impresso, redigida manualmente.

Provas Enem Digital 2020

Confira também: o que fazer e o que levar no dia das provas do Enem

Questão 140 da prova Amarela do 2º dia do Enem Digital 2020

Como é a aplicação do Enem Digital?

No horário marcado, o chefe de sala deve autorizar o início da aplicação do Enem. Nesse momento, os inscritos devem inserir, utilizando o teclado virtual, a chave de acesso que estará impressa na folha de rascunho personalizada.

Depois de a chave de acesso ser colocada, o participante poderá conferir e confirmar os dados pessoais. Caso as informações estejam corretas, depois de concluir essa etapa, o estudante poderá iniciar a prova.

Quando o participante precisar fazer pausas, como, por exemplo, ir ao banheiro, ele deverá usar o ícone do cadeado e escolher a opção “Sim, pausar”. No entanto, o tempo de pausa não será compensado ao final da prova. Para retomar o exame, basta inserir novamente a chave de acesso.

Veja abaixo tutorial do sistema para realização do Enem Digital:

Quando sai o resultado do Enem Digital?

A data do resultado ainda não foi informada pelo Inep. No Enem Digital 2020, as notas foram liberadas no mesmo dia que as do Enem Impresso: 29 de março.

Ainda tem alguma dúvida sobre o Enem Digital? Entre em contato conosco pelo contato@supervestibular.com.

Veja também

URCA (CE) aplica provas do seu Vestibular 2021/2 neste final de semana
O Cartão de Identificação, onde consta os locais de prova, deverá ser impresso, assinado e apresentado no local de aplicação das provas junto com o documento de identificação com foto.

Provas do Vestibular 2022 de Medicina da Emescam (ES) acontecem neste final de semana
É preciso que os candidatos utilizem máscaras que cubram nariz e boca durante todo o período de permanência nos locais de prova. Será permitido levar seu próprio álcool gel.

Faculdade Pitágoras Eunápolis (BA) inscreve para Vestibular 2022 de Medicina via Enem
Processo seletivo oferece seis bolsas de estudos a estudantes da rede pública de ensino que têm renda de até um salário mínimo

UEG solta resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às 390 vagas fizeram as provas no dia 19 de setembro em Goiânia e no interior de Goiás

UESB divulga concorrência do Vestibular Especial 2021/1
Direito, Odontologia e Enfermagem são os cursos mais procurados deste vestibular, o primeiro depois do surgimento do coronavírus

Abertas inscrições para Vestibular de Verão 2022 da PUC-SP
Interessados nas mais de 2,6 mil vagas deverão fazer provas on-line no dia 5 de dezembro

Unipar recebe inscrições para Vestibular 2022/1 de Medicina
Processo seletivo oferece 110 vagas. Curso é ministrado na cidade paranaense de Umuarama.

Unifesp realiza Feira de Profissões 2021
As inscrições podem se feitas on-line e gratuitamente. Evento acontece na próxima semana.

UECE finaliza inscrições para Vestibular 2022
Provas da 1ª fase estão agendadas para 15 de novembro. Já segunda etapa ocorrerá em 5 e 6 de dezembro.

Inscrições do Vestibular de Verão 2022 da UCPel estão abertas
O prazo vai até 24 de novembro, com taxa de R$ 200, para os cursos de Medicina e Odontologia. Para os demais, o prazo vai até 30 de novembro.

Fuvest anuncia concorrência do Vestibular 2022
Medicina continua sendo carreira mais procurada. No entanto, houve queda na concorrência dos cursos em São Paulo e Ribeirão Preto.

Abertas inscrições para Vestibular 2022 da Famema (SP)
Processo seletivo oferece 80 vagas para curso de Medicina e 40 para Enfermagem