Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Enem Digital

Enem Digital

Participantes fizeram as provas do Enem pelo computador pela primeira vez em 2021

Publicado por Silvia Tancredi
Expectativa do MEC é que o Enem Digital seja consolidado até 2026
Expectativa do MEC é que o Enem Digital seja consolidado até 2026

Em julho de 2019, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também teria provas digitais a partir de 2020. Desde que foi criado, em 1998, o exame educacional somente teve provas impressas. 

Os novos testes têm o mesmo formato que os tradicionais. Entretanto, são realizados em computadores, em locais de prova determinados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O objetivo do Enem Digital é reduzir custos, em especial com papel e com mão de obra. Esse formato de exame também foi criado para tornar a avaliação mais moderna, com algumas novidades, como questões com:

•    Vídeos
•    Infográficos
•    Lógica de games

Na primeira edição do Enem Digital, que ocorreu em janeiro e fevereiro de 2021, os participantes não foram obrigados a fazer as provas no formato digital. Eles puderam optar por provas impressas também. Mas, a expectativa do MEC é que, até 2026, todos os inscritos façam provas pelo computador.

Confira, a seguir, as principais perguntas sobre o Enem Digital:

Quando e onde são feitas as inscrições para o Enem Digital?

As inscrições para o Enem Digital 2020 foram realizadas nas mesmas datas que o Enem impresso, 11 a 27 de maio, na Página do Participante

Veja como fazer sua inscrição no Enem

No entanto, o Enem Digital não foi aplicado em todas as cidades brasileiras. Por isso, os interessados em fazer esse novo formato do Enem precisaram ficar atentos ao prazo de inscrições, uma vez que, diferente do Enem impresso, não há vagas para todo o Brasil. 

Sendo assim, no momento da inscrição, o estudante deve selecionar a cidade brasileira onde quer fazer as provas, mesmo que não seja sua cidade de origem. 

É importante destacar também que, caso o participante opte por fazer provas pelo computador, não poderá alterar para provas impressas e vice-versa.

Quem pode participar do Enem Digital?

Podem participar:

•    Estudantes do terceiro ano do ensino médio;
•    Pessoas que já concluíram o ensino médio.

Não podem participar:

•    Treineiros - estudantes do primeiro ou segundo ano do ensino médio;
•    Participantes que necessitam de atendimento especial no Enem.

Saiba como funciona o atendimento especializado no Enem

Assim que foi anunciado o Enem Digital, a expectativa era que as provas fossem aplicadas para 50 mil estudantes. Porém, em março de 2020, o MEC anunciou que 101.100 inscritos poderiam fazer provas digitais.  

Quando é realizado o Enem Digital?

O Enem Digital 2020 também seria aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 22 e 29 de novembro, mas, por conta da pandemia do coronavírus, as provas  foram adiadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

A duração das provas foi a mesma para o Enem impresso e o digital. No primeiro dia, das 13h30 às 19h e, no segundo, das 13h30 às 18h30. Os portões foram abertos às 11h30 para evitar aglomerações e fechados, pontualmente às 13h, horário de Brasília.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde é aplicado o Enem Digital?

Em um primeiro momento, as provas do Enem Digital seriam aplicadas em 15 capitais brasileiras. Mas, no final de março de 2020, o MEC anunciou que a aplicação-piloto será realizada em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, são 110 cidades.

A aplicação das provas do Enem Digital foi idêntica à do Enem impresso, em municípios e locais de prova determinados pelo Inep e que puderam ser consultados na página do participante do site do Enem. 

Vale destacar que as regras, as normas e a logística das provas impressas e digitais serão as mesmas, como horário de abertura dos portões, documentos que devem ser levados e itens proibidos. 

Como é o Enem Digital?

A estrutura do exame é igual à da versão impressa e, no caso da redação, é realizada da mesma forma que no Enem impresso, redigida manualmente.

Provas Enem Digital 2020

Confira também: o que fazer e o que levar no dia das provas do Enem

Questão 140 da prova Amarela do 2º dia do Enem Digital 2020

Como é a aplicação do Enem Digital?

No horário marcado, o chefe de sala deve autorizar o início da aplicação do Enem. Nesse momento, os inscritos devem inserir, utilizando o teclado virtual, a chave de acesso que estará impressa na folha de rascunho personalizada.

Depois de a chave de acesso ser colocada, o participante poderá conferir e confirmar os dados pessoais. Caso as informações estejam corretas, depois de concluir essa etapa, o estudante poderá iniciar a prova.

Quando o participante precisar fazer pausas, como, por exemplo, ir ao banheiro, ele deverá usar o ícone do cadeado e escolher a opção “Sim, pausar”. No entanto, o tempo de pausa não será compensado ao final da prova. Para retomar o exame, basta inserir novamente a chave de acesso.

Veja abaixo tutorial do sistema para realização do Enem Digital:

Quando sai o resultado do Enem Digital?

Os resultados das modalidades de aplicação impressa e digital devem sair no mesmo dia, no dia 29 de março de 2021.

Avaliação do Enem Digital

Entre 2022 e 2025, o Enem Digital será aprimorado e avaliado pelo Inep. O objetivo do órgão é promover até quatro aplicações digitais, em datas distintas, com agendamento prévio e ainda opcional para os participantes.

A previsão do MEC é que o Enem Digital esteja consolidado até o ano de 2026, com a extinção das provas impressas e aplicação digital a todos os participantes.

Ainda tem alguma dúvida sobre o Enem Digital? Entre em contato conosco pelo contato@supervestibular.com.

Veja também

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville. 

Pedidos de isenção de taxa da SASI 2020 da UFVJM são recebidos
Estão sendo oferecidas pela UFVJM  594 vagas na SASI 2020. Desse total, metade são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

USF está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 de Medicina
Devido a pandemia de Covid-19, a USF não realizará provas. Os inscritos serão avaliados exclusivamente pelas notas do Enem. 

IFF publica 1ª reclassificação do Vestibular 2021/1
Convocados deverão se matricular na próxima quarta e quinta-feira, 12 e 13.

Reitora da UFRJ afirma que universidade pode fechar em julho
Instituição federal fluminense sofreu cortes sucessivos do Governo Federal

Pré-vestibular social do Cederj inscreve para mais de 6 mil vagas gratuitas
Aulas são voltadas ao Enem 2021 e vestibulares do estado do Rio de Janeiro, como o da UERJ e Cederj

Unicesumar (PR) recebe inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Curso oferece cem vagas e é ministrado na cidade de Maringá

UVV, no Espírito Santo, está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Candidatos podem escolher entre fazer provas presenciais ou pela internet no dia 16 de maio

Unesp solta gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2021
Mais de 35 mil candidatos fizeram as provas ontem (9) em 31 cidades paulistas e em outros quatro estados

UEMG disponibiliza 1ª chamada de excedentes do Vestibular 2021 via Enem
Os estudantes foram avaliados por meio das notas do Enem de 2018 a 2020. Somente os inscritos no curso de Música passaram pelos testes de habilidades.

Fatecs (SP) abrem prazo de inscrição do Vestibular 2021/2
Neste vestibular também será ofertado o Sistema de Pontuação Acrescida que é adicionado ao final das notas dos candidatos.