Em julho de 2019, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também teria provas digitais a partir de 2020. Desde que foi criado, em 1998, o exame educacional somente teve provas impressas.
Os novos testes têm o mesmo formato que os tradicionais. Entretanto, são realizados em computadores, em locais de prova determinados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O objetivo do Enem Digital é reduzir custos, em especial com papel e com mão de obra. Esse formato de exame também foi criado para tornar a avaliação mais moderna, com algumas novidades, como questões com:
• Vídeos
• Infográficos
• Lógica de games
Na primeira edição do Enem Digital, que ocorreu em janeiro e fevereiro de 2021, os participantes não foram obrigados a fazer as provas no formato digital. Eles puderam optar por provas impressas também. Mas, a expectativa do MEC é que, até 2026, todos os inscritos façam provas pelo computador.
Confira, a seguir, as principais perguntas sobre o Enem Digital:
Quando e onde são feitas as inscrições para o Enem Digital?
As inscrições para o Enem Digital 2020 foram realizadas nas mesmas datas que o Enem impresso, 11 a 27 de maio, na Página do Participante.
Veja como fazer sua inscrição no Enem
No entanto, o Enem Digital não foi aplicado em todas as cidades brasileiras. Por isso, os interessados em fazer esse novo formato do Enem precisaram ficar atentos ao prazo de inscrições, uma vez que, diferente do Enem impresso, não há vagas para todo o Brasil.
Sendo assim, no momento da inscrição, o estudante deve selecionar a cidade brasileira onde quer fazer as provas, mesmo que não seja sua cidade de origem.
É importante destacar também que, caso o participante opte por fazer provas pelo computador, não poderá alterar para provas impressas e vice-versa.
Quem pode participar do Enem Digital?
Podem participar:
• Estudantes do terceiro ano do ensino médio;
• Pessoas que já concluíram o ensino médio.
Não podem participar:
• Treineiros - estudantes do primeiro ou segundo ano do ensino médio;
• Participantes que necessitam de atendimento especial no Enem.
Saiba como funciona o atendimento especializado no Enem
Assim que foi anunciado o Enem Digital, a expectativa era que as provas fossem aplicadas para 50 mil estudantes. Porém, em março de 2020, o MEC anunciou que 101.100 inscritos poderiam fazer provas digitais.
Quando é realizado o Enem Digital?
O Enem Digital 2020 também seria aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 22 e 29 de novembro, mas, por conta da pandemia do coronavírus, as provas foram adiadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
A duração das provas foi a mesma para o Enem impresso e o digital. No primeiro dia, das 13h30 às 19h e, no segundo, das 13h30 às 18h30. Os portões foram abertos às 11h30 para evitar aglomerações e fechados, pontualmente às 13h, horário de Brasília.
Onde é aplicado o Enem Digital?
Em um primeiro momento, as provas do Enem Digital seriam aplicadas em 15 capitais brasileiras. Mas, no final de março de 2020, o MEC anunciou que a aplicação-piloto será realizada em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, são 110 cidades.
A aplicação das provas do Enem Digital foi idêntica à do Enem impresso, em municípios e locais de prova determinados pelo Inep e que puderam ser consultados na página do participante do site do Enem.
Vale destacar que as regras, as normas e a logística das provas impressas e digitais serão as mesmas, como horário de abertura dos portões, documentos que devem ser levados e itens proibidos.
Como é o Enem Digital?
A estrutura do exame é igual à da versão impressa e, no caso da redação, é realizada da mesma forma que no Enem impresso, redigida manualmente.
Provas Enem Digital 2020
- 31/01: 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas e uma Redação (saiba como foi o 1º dia do Enem Digital 2020)
- 07/02: 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da natureza (veja detalhes sobre 2º dia do Enem Digital 2020)
Confira também: o que fazer e o que levar no dia das provas do Enem

Como é a aplicação do Enem Digital?
No horário marcado, o chefe de sala deve autorizar o início da aplicação do Enem. Nesse momento, os inscritos devem inserir, utilizando o teclado virtual, a chave de acesso que estará impressa na folha de rascunho personalizada.
Depois de a chave de acesso ser colocada, o participante poderá conferir e confirmar os dados pessoais. Caso as informações estejam corretas, depois de concluir essa etapa, o estudante poderá iniciar a prova.
Quando o participante precisar fazer pausas, como, por exemplo, ir ao banheiro, ele deverá usar o ícone do cadeado e escolher a opção “Sim, pausar”. No entanto, o tempo de pausa não será compensado ao final da prova. Para retomar o exame, basta inserir novamente a chave de acesso.
Veja abaixo tutorial do sistema para realização do Enem Digital:
Quando sai o resultado do Enem Digital?
Os resultados das modalidades de aplicação impressa e digital devem sair no mesmo dia, no dia 29 de março de 2021.
Avaliação do Enem Digital
Entre 2022 e 2025, o Enem Digital será aprimorado e avaliado pelo Inep. O objetivo do órgão é promover até quatro aplicações digitais, em datas distintas, com agendamento prévio e ainda opcional para os participantes.
A previsão do MEC é que o Enem Digital esteja consolidado até o ano de 2026, com a extinção das provas impressas e aplicação digital a todos os participantes.
Ainda tem alguma dúvida sobre o Enem Digital? Entre em contato conosco pelo contato@supervestibular.com.