O Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi criado pela Lei n° 11.096, de 13 de janeiro de 2005, com objetivo de oferecer bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes concorrem a agas em cursos de graduação e sequências de formação específica.
Quem pode participar do ProUni
Todas as pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública ou particular, com ou sem bolsa de estudo, podem participar do ProUni. No entanto, há requisitos de renda para concorrer às bolsas.
-
Bolsas integrais: estudantes que têm renda bruta familiar inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa e que comprovem essa condição
-
Bolsas parciais (50%): pessoas que têm renda bruta familiar inferior a três salários-mínimos por pessoa e que comprovem essa condição
Estão dispensados de comprovar renda somente os professores da rede pública na educação básica, no exercício da docência e constituindo o quadro de pessoal definitivo, que queiram concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.
Os interessados no ProUni precisam ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem. É preciso ainda ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco provas (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação), sem ter zerado a redação.
Tire aqui as suas dúvidas sobre o ProUni
Como se inscrever no ProUni
As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes por ano, no começo e no final do primeiro semestre. Todo o processo é gratuito e acontece pela internet.
Veja passo a passo como se inscrever no ProUni
No ato de inscrição, o candidato deve escolher em qual modalidade pretende concorrer:
-
ampla concorrência
-
ações afirmativas - cotas para autodeclarados indígenas, pardos ou pretos
-
ações afirmativas - cotas para pessoas com deficiência (PcD)
Quem tem prioridade nas vagas
A partir do segundo semestre de 2022, os estudantes de colégios particulares sem bolsa de estudo foram incluídos no programa. No entanto, o MEC determinou uma ordem na ocupação das vagas em cada modalidade de concorrência (ampla concorrência e cotas). Confira:
-
professor da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, independentemente de renda;
-
estudante que cursou o ensino médio integralmente em escola pública;
-
estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola pública e em escola particular com bolsa integral;
-
estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola pública e em escola particular com bolsa parcial ou sem bolsa;
-
estudante que cursou o ensino médio integralmente em escola particular com bolsa integral;
-
estudante que cursou o ensino médio integralmente em escola particular com bolsa parcial ou sem bolsa.
Resultado
O resultado com a lista dos classificados se dá em duas chamadas. Terminada as convocações, são abertas as inscrições para os estudantes interessados na lista de espera.
ProUni 2023
O ProUni 2023 do primeiro semestre oferece um total de 288.112 bolsas de estudos, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais. As vagas foram para 14.346 cursos ministrados em 995 instituições privadas de ensino superior.
O edital da segunda edição de 2023 já foi divulgado, confira as datas:
Datas do ProUni 2023 do 2º semestre
-
Inscrições: 27 a 30/06
-
Primeira chamada: 04/07
-
Confirmação de informações da primeira chamada: 04/07 a 14/07
-
Segunda chamada: 24/07
-
Confirmação de informações da segunda chamada: 24/07 a 03/08
-
Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15/08
-
Resultado da lista de espera: 18/08
-
Confirmação de informações da lista de espera: 21 a 28/08