Logo Super Vestibular

ProUni

O ProUni utiliza como critério de seleção a média do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que ultrapasse o valor mínimo de 400 pontos.

Publicado por Silvia Tancredi
ProUni é o maior programa de bolsas de estudo do Brasil
ProUni é o maior programa de bolsas de estudo do Brasil

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi criado pela Lei n° 11.096, de 13 de janeiro de 2005, com objetivo de oferecer bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes concorrem a agas em cursos de graduação e sequências de formação específica.

O ProUni oferece dois tipos de bolsas de estudo, conforme a renda. Confira:

  • Bolsas integrais: estudantes que têm renda bruta familiar inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa e que comprovem essa condição
  • Bolsas parciais (50%): pessoas que têm renda bruta familiar inferior a três salários-mínimos por pessoa e que comprovem essa condição

Números

Na primeira edição de 2020, o ProUni ofertou 252.534 bolsas de estudo. Desse total, 122.432 foram bolsas integrais e 130.102, parciais. No total, foram recebidas 1.507.807
inscrições, mas como cada pessoa podia se cadastrar em duas opções de cursos, foram contabilizados 782.497 inscritos.

Ainda sobre o ProUni 2020/1, a região Sudeste foi a que teve o maior número de inscrições e inscritos: 544.787 e 283.869, respectivamente. Os três estados com mais concorrentes foram São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Direito, com 137.507 candidatos, foi o curso mais procurado. Já Medicina, com 54 candidatos por vaga (c/v), foi o curso mais concorrido.

Veja as instituições credenciadas pelo ProUni

ProUni 2021 - 1º semestre

Excepcionamente no primeiro semestre de 2021, em razão da pandemia do coronavírus o Ministério da Educação (MEC) usará as notas do Enem 2019 e não de 2020. A decisão foi tomada porque as provas do Enem 2020 serão aplicadas depois que o prazo de inscrições para o ProUni 2021/1 começar. 

Veja abaixo as datas do ProUni 2021/1

  • Consulta de vagas: 6 de janeiro (saiba mais)
  • Inscrições: 12 a 15 de janeiro
  • Resultado da 1ª chamada: 19 de janeiro de 2021
  • Comprovação de informações dos pré-selecionados: de 19 de janeiro até 03 de fevereiro
  • Resultado da 2ª chamada: 08 de fevereiro
  • Comprovação de informações dos pré-selecionados: de 08 a 24 de fevereiro
  • Inscrição na lista de espera: de 1º e 02 de março
  • Resultado da lista de espera: 05 de março
  • Comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera: 08 a 12 de março

Quem pode participar do ProUni

Além de preencher o requisito de renda, os interessados no ProUni também precisam:

- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede pública de ensino;
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede privada de ensino como bolsista integral da própria escola;
- Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Tire aqui as suas dúvidas sobre o ProUni

Todos os interessados no ProUni precisam ter realizado o Enem no ano imediatamente anterior ao período em que está concorrendo à bolsa. É preciso ainda ter alcançado no mínimo 450 pontos de média na média das cinco provas (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação).

Como se inscrever no ProUni

As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes por ano, no começo e no final do primeiro semestre. Todo o processo é gratuito e acontece através da internet.

Veja passo a passo como se inscrever no ProUni

Em geral, o resultado com a lista dos classificados se dá em duas chamadas. Terminada as convocações, são abertas as inscrições para os estudantes interessados nas vagas remanescentes do processo regular.

Para concorrer a uma das oportunidades restantes é necessário preencher todos os requisitos anterior, exceto o que trata do ano de realização do Enem. Nesse caso os candidatos podem ter realizado o exame em qualquer ano após 2010.

Como se inscrever no Prouni?
Realizado exclusivamente pela Internet, processo de inscrição do Prouni exige domínio e atenção do candidato. leia mais >
FAQ do ProUni – Respondendo suas dúvidas
Saiba quem pode concorrer as bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni e quais as principais dúvidas.
ProUni 2020
ProUni 2020 oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes que fizeram o Enem 2019