Logo Super Vestibular

ProUni

O ProUni utiliza como critério de seleção a média do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que ultrapasse o valor mínimo de 400 pontos.

Publicado por Silvia Tancredi
ProUni é o maior programa de bolsas de estudo do Brasil
ProUni é o maior programa de bolsas de estudo do Brasil

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi criado pela Lei n° 11.096, de 13 de janeiro de 2005, com o objetivo de oferecer bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes concorrem à vagas em cursos de graduação e sequencias de formação específica.

As bolsas integrais são concedidas aos estudantes que comprovarem renda bruta familiar inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa. Os estudantes cuja renda familiar não excede três salários-mínimos por pessoa podem concorrer às bolsas parciais (50%).

Todos os anos o Ministério da Educação (MEC) recebe aproximadamente 1 milhão de inscrições para o ProUni, sendo que mais da metade das bolsas estão localizadas nos estados da região Sudeste. Em 2019, foram oferecidas 225.556 bolsas de estudo parciais e integrais.

Veja as instituições credenciadas pelo ProUni

Datas do ProUni 2020 - 2º semestre

  • Consulta de vagas: 7 de julho
  • Inscrições: 14 a 17 de julho
  • Primeira chamada: 21 de julho
  • Segunda chamada: 4 de agosto
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 a 20 de agosto
  • Liberação da lista de espera para instituições: 24 de agosto

Saiba mais sobre o ProUni 2020

Quem pode participar do ProUni

Além de preencher o requisito de renda, os interessados no ProUni também precisam:

- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede pública de ensino;
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede privada de ensino como bolsista integral da própria escola;
- Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Tire aqui as suas dúvidas sobre o ProUni

Todos os interessados no ProUni precisam ter realizado o Enem no ano imediatamente anterior ao período em que está concorrendo à bolsa. É preciso ainda ter alcançado no mínimo 450 pontos de média na média das cinco provas (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação).

Como se inscrever no ProUni

As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes por ano, no começo e no final do primeiro semestre. Todo o processo é gratuito e acontece através da internet.

Veja passo a passo como se inscrever no ProUni

Em geral, o resultado com a lista dos classificados se dá em duas chamadas. Terminada as convocações, são abertas as inscrições para os estudantes interessados nas vagas remanescentes do processo regular.

Para concorrer a uma das oportunidades restantes é necessário preencher todos os requisitos anterior, exceto o que trata do ano de realização do Enem. Nesse caso os candidatos podem ter realizado o exame em qualquer ano após 2010.

Como se inscrever no Prouni?
Realizado exclusivamente pela Internet, processo de inscrição do Prouni exige domínio e atenção do candidato. leia mais >
FAQ do ProUni – Respondendo suas dúvidas
Saiba quem pode concorrer as bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni e quais as principais dúvidas.
ProUni 2020
ProUni 2020 oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes que fizeram o Enem 2019

Artigos em ProUni

Como se inscrever no Prouni?
Realizado exclusivamente pela Internet, processo de inscrição do Prouni exige domínio e atenção do candidato.

FAQ do ProUni – Respondendo suas dúvidas
Saiba quem pode concorrer as bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni e quais as principais dúvidas.

ProUni 2020
ProUni 2020 oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes que fizeram o Enem 2019