Apesar de parecer algo simples para alguns estudantes, outros podem fazer muita confusão no que diz respeito ao cálculo da média do Enem. Primeiro, é necessário saber para que serve o cálculo da média. Então vamos lá!
Os estudantes podem calcular a média do Enem para analisarem chance de aprovação em vestibulares e programas do Governo Federal que usam o desempenho no exame como critério de seleção. São eles:
- Programa Universidade para Todos (ProUni);
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
- Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
No primeiro programa, o ProUni, para participar é necessário que o candidato obtenha média nas provas do último Enem de, no mínimo, 450 pontos sem zerar a redação, além de outros requisitos exigidos no que diz respeito a renda familiar, para então poder concorrer às bolsas ofertadas. Estas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%).
Tire suas dúvidas sobre o ProUni
O Fies também exige média de 450 pontos no Enem, sem ter zerado a redação, para o estudante solicitar financiamento de sua mensalidade. No Fies, são aceitas as notas de todas as edições do Enem desde 2010. A renda familiar mensal máxima para participar do programa é de 3 salários mínimos por pessoa (per capita).
Já por meio do SiSU, há instituições de ensino que definem pesos específicos para cada prova do Enem. Estes podem ter variações até mesmo em relação ao curso concorrido. Com isso, uma prova de português de determinada universidade poderá ter peso maior para cursos da área de humanas do que para um de exatas, por exemplo. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma das instituições que utiliza pesos diferenciados para cada uma das provas do Exame.
Mas como descubro os pesos? Essa informação consta nas páginas eletrônicas das universidades, nos editais dos processos seletivos e no termo de adesão ao SiSU.
Tópicos deste artigo
Calculando a média do Enem
Vejamos como calcular! A média simples é encontrada ao somar as notas das cinco provas e dividindo o montante obtido por cinco. O cálculo pode se tornar um pouco mais complexo (mas nada muito difícil, fique tranquilo) quando se tem um determinado peso para cada uma das provas do Enem, de acordo com o que for estabelecido pela universidade. Desta forma, a média será obtida somando as cinco notas e dividindo-as com os seus respectivos pesos.
Se você ainda está achando tudo muito confuso, disponibilizamos logo abaixo uma ferramenta que facilitará o seu entendimento para calcular a média do Enem. Veja abaixo:
A média nacional do maior exame educacional do país é cerca de 500 pontos, ou seja, para ter chances de conseguir uma vaga em universidade pública através do SiSU, uma bolsa do ProUni ou financiamento pelo Fies é recomendável uma média acima desse índice. Quer entender mais sobre a nota do exame? Saiba como é feito o cálculo das notas do Enem.