Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Como calcular a média do Enem

Como calcular a média do Enem

Algumas instituições de ensino superior utilizam pesos diferenciados para cada prova na hora de calcular a média do Enem

Publicado por Érica Caetano
Parece simples, mas estudantes podem ficar confusos quanto o cálculo da média do Enem
Parece simples, mas estudantes podem ficar confusos quanto o cálculo da média do Enem

Apesar de parecer algo simples para alguns estudantes, outros podem fazer muita confusão no que diz respeito ao cálculo da média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Primeiramente, é necessário saber para que serve o cálculo da média. Então vamos lá! Calcular a média do Enem é necessário para utilização no Programa Universidade para Todos (ProUni), no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

No primeiro programa, o ProUni, para participar é necessário que o candidato obtenha média nas provas do Enem de, no mínimo, 450 pontos sem zerar a redação, além de outros requisitos exigidos no que diz respeito a renda familiar, para então poder concorrer às bolsas ofertadas. Estas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%).

O Fies também exige média de 450 pontos no Enem, sem ter zerado a redação, para o estudante solicitar financiamento de sua mensalidade. No entanto, estão isentos desta regra professores da rede pública de ensino matriculados em cursos superiores de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Já por meio do SiSU, há instituições de ensino que definem pesos específicos para cada prova do Enem. Estes podem ter variações até mesmo em relação ao curso concorrido. Com isso, uma prova de português de determinada universidade poderá ter peso maior para cursos da área de humanas do que para um de exatas, por exemplo. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma das instituições que utiliza pesos diferenciados para cada uma das provas do Exame.

Mas como descubro os pesos? Essa informação consta nas páginas eletrônicas das universidades, nos editais dos processos seletivos e no termo de adesão ao SiSU.

Calculando a média

Vejamos como calcular! A média simples é encontrada ao somar as notas das cinco provas mais a redação e dividir o montante obtido por cinco. O cálculo pode se tornar um pouco mais complexo (mas nada muito difícil, fique tranquilo) quando se tem um determinado peso para cada uma das provas do Enem, de acordo com o que for estabelecido pela instituição de ensino superior. Desta forma, a média será obtida somando as cinco notas e dividindo-as com os seus respectivos pesos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se você ainda está achando tudo muito confuso, disponibilizamos logo abaixo uma ferramenta que facilitará o seu entendimento para calcular a média do Enem. Confira:

Área de conhecimento Nota Peso
Redação
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias


A média nacional do maior exame educacional do país é cerca de 500 pontos, ou seja, para ter chances de conseguir uma vaga em universidade pública através do SiSU, uma bolsa do ProUni ou financiamento pelo Fies é recomendável uma média acima desse índice. Quer entender mais sobre a nota do exame? Saiba como é feito o cálculo das notas do Enem.

Veja também

IFRO prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020/2
Interessados em concorrer a mais de 2,1 mil vagas gratuitas precisam ter feito Enem entre 2009 e 2019

Confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina da Unifacs (BA)
Selecionados para as 70 vagas devem fazer registro acadêmico até a próxima sexta-feira, 5 de junho

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças
Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São Paulo: Unisa está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 58 vagas devem fazer provas no dia 12 de julho. Resultado está previsto para sair no final desse mês.

Coronavírus: Vestibular da UEM será aplicado em 2021 por conta da pandemia
O Vestibular de Inverno 2020 está suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Provas devem acontecer em fevereiro de 2021.

IFSuldeMinas inscreve para Vestibular 2020/2 via Enem
A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.

Enem 2020: Inep estende prazo para pagamento da taxa de inscrição
O Instituto anunciou também que aqueles participantes que não fizeram o pagamento da taxa deverão acessar a Página do Participante a partir desta quarta e emitir novo boleto, já que os emitidos anteriormente perderam a validade. 

PUCPR recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
A PUCPR não aplicará provas para o Vestibular 2020/2 devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As opções de ingresso na instituição mudam de acordo com o curso escolhido.

Enem 2020: pedidos para tratamento por nome social podem ser feitos
Pessoas que querem ser reconhecidas socialmente pela sua identidade de gênero podem fazer solicitação até próxima sexta-feira (29)

Cederj solta resultado do Vestibular 2020/2 via Enem
Os selecionados deverão realizar matrículas no próximo mês, nos dias 20 e 21 de julho, das 13h às 20h, nos polos do Cederj.

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.