Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

SiSU

Sistema de Seleção Unificada (SiSU) seleciona estudantes para universidades públicas, principalmente federais.

Publicado por Adriano Lesme

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma on-line criada pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes para o ensino superior público por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições para o SiSU abrem duas vezes ao ano, geralmente uma em janeiro e outra em junho, para ingresso no primeiro e segundo semestre, respectivamente. A edição do primeiro semestre oferece mais de 209 mil vagas.

Excepcionalmente neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o atraso na aplicação das provas do Enem 2020, que precisaram ser adiadas para janeiro de 2021, as inscrições do SiSU do segundo semestre serão abertas no mês de agosto.

Datas SiSU 2021/2

Inscrições: 3 a 6 de agosto

Quem pode participar do SiSU

Podem participar do SiSU os estudantes que fizeram o último Enem - para o SiSU 2021 valerá o Enem 2020 - e não tiraram zero na redação.

Como se inscrever no SiSU

A inscrição no SiSU é gratuita e feita pelo site sisu.mec.gov.br. Para se inscrever, o candidato precisa informar seu número de inscrição no Enem e senha. Caso não lembre sua senha no Enem, é possível recuperá-la.

Veja um passo a passo de como se inscrever no SiSU

Depois de acessar o sistema, o candidato deve escolher até duas opções de cursos, indicando a preferência, e indicar por qual modalidade pretende concorrer (ampla concorrência, cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc).

Após o período de inscrições, é feita a seleção dos candidatos que obtiveram melhor classificação dentro do número de vagas ofertadas e levando em consideração a modalidade de concorrência e pesos para cada prova do Enem. No SiSU, é comum também universidades concederem bônus para moradores do estado ou região.

Notas de corte do SiSU

A partir do segundo dia de inscrições, o sistema divulga as notas de corte de cada curso em cada modalidade de concorrência. Essas notas representam a média do último classificado no curso até o momento.

O acompanhamento das notas de corte é importante para o candidato analisar suas chances de ser aprovado. Caso fique muito abaixo da nota de corte, o melhor é marcar outra opção de curso.

Resultado do SiSU

O resultado final do SiSU é divulgado poucos dias após o fim da inscrição, por meio de uma chamada única. No SiSU 2021/12, a lista de aprovados sairá no dia 10 de agosto.

Os candidatos não aprovados podem manifestar interesse em participar da lista de espera em uma das duas opções de curso. Essa lista é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas. O prazo de inscrições para lista de espera do SiSU 2021/1 será de 10 a 16 de agosto.

Assista às nossas videoaulas

Como se inscrever no SiSU
Estudantes que fizeram o último Enem e não zeraram a redação podem fazer a inscrição no SiSU leia mais >
Cotas no SiSU
Essas vagas são reservadas a estudantes da rede pública, pessoas de baixa renda, negros, entre outros grupos
Lista de Espera do Sisu
Para participar da Lista de Espera do Sisu, estudante deve manifestar interesse no Boletim do Candidato.
Não passei no SiSU. E agora?
Não passei no SiSU. Como fazer agora? Mesmo o estudante não sendo aprovado no Sistema para o ingresso no ensino superior, há outros programas sociais que permitem o seu acesso.

Artigos em SiSU

Notas de corte do SiSU
Atualizada diariamente, a nota de corte do SiSU indica a classificação preliminar dos cursos em cada modalidade de concorrência.

O que está por trás do resultado do Sisu?
Além de selecionar candidatos melhores classificados, Sisu estabelece critérios para convocação, desempate e matrícula.

Posso me inscrever no Prouni e Sisu ao mesmo tempo?
Muitos estudantes possuem dúvidas sobre se é permitido se inscrever ao mesmo tempo no Prouni e no Sisu.

Qual a diferença entre SiSU, Prouni e Fies?
O SiSU, o ProUni e o Fies são programas que visam a possibilitar o ingresso de estudantes no ensino superior.

Saiba quais cursos não são oferecidos no SiSU
Entre eles, estão carreiras que exigem habilidades e as ministradas via EaD

SiSU 2019
Estudantes que fizeram o Enem 2018 podem usar as notas para participar das duas edições do SiSU 2019.