O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma on-line criada pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes para o ensino superior público por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições para o SiSU abrem duas vezes ao ano, geralmente uma em janeiro e outra em junho, para ingresso no primeiro e segundo semestre, respectivamente. A edição do primeiro semestre oferece mais de 230 mil vagas, enquanto a do segundo, cerca de 50 mil.
Excepcionalmente neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o atraso na aplicação das provas do Enem 2020, que precisaram ser adiadas para janeiro de 2021, as inscrições do SiSU do primeiro semestre serão abertas no mês de abril.
Mesmo com os contratempos e atrasos no cronograma, o Exame de 2020 valerá para aqueles que quiserem utilizá-lo no SiSU 2021/1, já que a previsão do resultado do Enem é para o dia 29 de março.
Datas SiSU 2021/1
Inscrições: Abril de 2021
Quem pode participar do SiSU
Podem participar do SiSU os estudantes que fizeram o último Enem - para o SiSU 2021 valerá o Enem 2020 - e não tiraram zero na redação.
Como se inscrever no SiSU
A inscrição no SiSU é gratuita e feita pelo site sisu.mec.gov.br. Para se inscrever, o candidato precisa informar seu número de inscrição no Enem e senha. Caso não lembre sua senha no Enem, é possível recuperá-la.
Veja um passo a passo de como se inscrever no SiSU
Depois de acessar o sistema, o candidato deve escolher até duas opções de cursos, indicando a preferência, e indicar por qual modalidade pretende concorrer (ampla concorrência, cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc).
Após o período de inscrições, é feita a seleção dos candidatos que obtiveram melhor classificação dentro do número de vagas ofertadas e levando em consideração a modalidade de concorrência e pesos para cada prova do Enem. No SiSU, é comum também universidades concederem bônus para moradores do estado ou região.
Notas de corte do SiSU
A partir do segundo dia de inscrições, o sistema divulga as notas de corte de cada curso em cada modalidade de concorrência. Essas notas representam a média do último classificado no curso até o momento.
O acompanhamento das notas de corte é importante para o candidato analisar suas chances de ser aprovado. Caso fique muito abaixo da nota de corte, o melhor é marcar outra opção de curso.
Resultado do SiSU
O resultado final do SiSU é divulgado poucos dias após o fim da inscrição, por meio de uma chamada única. Os candidatos não aprovados podem manifestar interesse em participar da lista de espera em uma das duas opções de curso. Essa lista é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas.