Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Cotas
  3. Enem, Sisu e Lei de Cotas: Qual a relação?

Enem, Sisu e Lei de Cotas: Qual a relação?

Com a aprovação da Lei de Cotas, Enem passou a ser adotado como critério de seleção e MEC fez adequações no Sisu.

Publicado por Wanja Borges
Foi a partir de 2012 que o Enem, Sisu e Lei de Cotas passaram a se relacionar
Foi a partir de 2012 que o Enem, Sisu e Lei de Cotas passaram a se relacionar

Sancionada em 29 de agosto de 2012, a Lei nº 12.711, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff com apenas um veto. Conforme previa o artigo 2º da proposta original, o acesso dos estudantes cotistas aconteceria por meio de seu Coeficiente de Rendimento (CR), valor obtido a partir da média aritmética das notas no ensino médio. 

Entretanto, com a nova versão da Lei, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser a ferramenta oficial que definiria o preenchimento das vagas destinadas às cotas sociais e raciais. A justificativa apresentada pelo Governo é que o mecanismo adotado precisava aliar inclusão e qualidade de ensino superior público e nada mais justo do que utilizar o maior teste educacional do país como critério de seleção para a política. 

Foi a partir daí que o Enem, a Lei de Cotas e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passaram a se relacionar. Em novembro de 2012, o Ministério da Educação (MEC) se viu obrigado a adequar as regras do Sisu aos critérios da Lei de Cotas, simplesmente porque o ingresso dos cotistas nas universidades aconteceria diretamente pelo Sistema, que utiliza o desempenho do candidato no Enem como critério de aprovação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, das 101 instituições públicas que aderiram ao Sisu em 2013, 43 universidades federais e 40 institutos federais de educação reservaram, pelo menos, 12,5% de suas vagas, em cada curso e turno, para estudantes de escolas públicas, de baixa renda e autodeclarados pardos, pretos e indígenas. Assim, ao se inscrever, o candidato passou a ter a opção de disputar a vaga nos dois cursos escolhidos por meio do sistema de cotas. 

Isso significa que, somente na convocação do Sisu, é que os estudantes se pronunciarão sobre a adesão ou não do sistema de cotas. Por outro lado, a participação do candidato no Enem, além de importante, é obrigatória para acesso às políticas públicas de acesso ao ensino superior, como o Sisu ou, ainda, o Programa Universidade para Todos (ProUni). Deu pra entender agora por que a presidente fez tanta questão de priorizar o Enem? 

Veja também

5 temas de Biologia para revisar antes da prova do Enem 2020
Disciplina será cobrada no próximo domingo (24), na prova da área de conhecimento ciências da natureza

Prazo para se inscrever no Vestibular de Verão 2021 via Enem do IFSul (RS) acaba hoje (20)
As vagas, ofertadas dentro de processo seletivo extraordinário, são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021 em cursos de graduação. 

Insper publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Conforme cronograma, quem foi selecionado deverá agendar provas da 2ª etapa entre os dias 21 e 26 de janeiro

Inscrições para Vestibular EaD 2021/1 do IFRO podem ser feitas
Processo seletivo oferece 888 vagas nos cursos superiores tecnológicos de Gestão Comercial e de Gestão Pública

Unemat recebe inscrições do Vestibular 2021/1 EaD
A seleção será constituída da avaliação da carta de intenção, que deverá ser escrita de forma objetiva, clara e concisa, de acordo com o modelo e orientações disponibilizadas no anexo do edital.

UEA adia novamente o Vestibular 2021 e SIS 2020
O Vestibular estava previsto para 10 e 11 de janeiro de 2021, já o SIS era esperado para o dia 12 seguinte.

5 coisas que você precisa saber para a prova de Matemática do Enem 2020
Temida por muitos participantes, a prova de Matemática pode ser mais fácil para aqueles que entendam algumas coisas sobre o formato desta prova.

Resultado do Vestibulinho 2021/1 das Etecs (SP) está disponível
Agora, os convocados deverão se matricular nos dias 26 e 27 de janeiro. Uma 2ª chamada está prevista para o dia 29 deste mês.

Resultado do ProUni 2021/1 é publicado
Pré-selecionados devem comprovar informações prestadas durante inscrições até 27 de janeiro nas instituições de oferta da bolsa de estudo

IFTO publica resultado do Vestibular 2021/1
Em razão da pandemia do coronavírus, estudantes foram avaliados pela internet por meio de análise de histórico escolar

Cursinho gratuito em São Paulo inscreve para turmas de 2021
Preparatório para vestibulares e Enem terá aulas via Ensino a Distância a partir do dia 4 de maio

Enem 2020: provas do 1º dia evitam temas polêmicos
Exame educacional foi realizado ontem, 17 de janeiro. Estudantes produziram redação e responderam questões de linguagens e ciências humanas.