Abordagem dos problemas ambientais no Enem
Normalmente a abordagem dos problemas ambientais no Enem possui como objetivo verificar se o aluno compreende como nossas ações influenciam todos os seres vivos.
A Ecologia é, sem dúvidas, o tema mais cobrado em provas do Enem. Apesar de exigir muitos conceitos básicos dessa área da Biologia, a prova também aborda questões ambientais, tais como os desequilíbrios causados pelo homem ao ecossistema. Poluição, aquecimento global, eutrofização, esgotamento dos recursos naturais, extinção de espécies e espécies invasoras são temas frequentemente abordados.
Apesar de simples, essas questões necessitam de um olhar crítico e de bastante conhecimento por parte do leitor sobre as causas e consequências dos problemas ambientais. Normalmente a prova tenta verificar a consciência ambiental de cada estudante, procurando ver sua posição como cidadão diante dos desequilíbrios causados pelo homem.
O aluno que irá prestar a prova do Enem deve estar bastante antenado com os problemas causados pelo homem aos ecossistemas naturais e como isso pode afetar a nossa vida no planeta. Ele deve saber refletir sobre os impactos ambientais e as maneiras para evitar que nossas ações afetem o nosso futuro.
Observe algumas dessas questões em que a abordagem principal são os problemas ambientais.
Questão do Enem 2011:
Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera.
Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é
a) aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.
b) fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.
c) aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo.
d) fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado.
e) diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica.
Resolução:
Nessa questão, a abordagem principal é a poluição atmosférica e a forma de diminuir a emissão de gases durante a queima do lixo. Como durante o processo de incineração inevitavelmente ocorre a liberação de gases, a única forma de diminuir os prejuízos causados por essa prática é colocar filtros nas chaminés. Sendo assim, a resposta correta é letra b: fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.
Questão do Enem 2012:
Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Um exemplo de reciclagem é a utilização de
a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
c) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.
Resolução:
O problema aqui retratado é o do acúmulo exagerado de lixo e o desperdício. O que se espera do aluno é que ele não confunda reciclagem com reutilização e redução. Quando falamos em reciclagem, estamos falando de usar um produto como matéria-prima para a confecção de outro. Sendo assim, a única alternativa em que temos um exemplo de reciclagem é a letra b: latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
Questão do Enem de 2013:
Apesar de belos e impressionantes, corais exóticos encontrados na Ilha Grande podem ser uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas do litoral do Rio de Janeiro. Originários do Oceano Pacífico, esses organismos foram trazidos por plataformas de petróleo e outras embarcações, provavelmente na década de 1980, e disputam com as espécies nativas elementos primordiais para a sobrevivência, como espaço e alimento. Organismos invasores são a segunda maior causa de perda de biodiversidade, superados somente pela destruição direta de habitat pela ação do homem. As populações de espécies invasoras crescem indefinidamente e ocupam o espaço de organismos nativos.
LEVY, I. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 5 dez. 2011 (adaptado).
As populações de espécies invasoras crescem bastante por terem a vantagem de
a) não apresentarem genes deletérios no seu pool gênico.
b) não possuírem parasitas e predadores naturais presentes no ambiente exótico.
c) apresentarem características genéticas para se adaptarem a qualquer clima ou condição ambiental.
d) apresentarem capacidade de consumir toda a variedade de alimentos disponibilizados no ambiente exótico.
e) apresentarem características fisiológicas que lhes conferem maior tamanho corporal que o das espécies nativas.
Resolução:
O tema abordado nessa questão é a introdução de espécies exóticas em um determinado ambiente. Essas espécies, que não possuem predadores naturais, apresentam nichos ecológicos sobrepostos aos de outras espécies, ocasionando grande competição. Além disso, elas representam um grande risco, pois crescem descontroladamente, prejudicando outras espécies. Sendo assim, podemos concluir que a reposta correta é letra b: não possuírem parasitas e predadores naturais presentes no ambiente exótico.
Veja que questões sobre problemas ambientais são cobradas basicamente em todos os anos. É importante ficar atento a essas questões que, apesar de fáceis, podem levar alunos desatentos ao erro.
Bons estudos e boa prova!