Biotecnologia no Enem
A biotecnologia no Enem é constantemente cobrada, uma vez que a prova preocupa-se com temas de grande relevância para a sociedade.
A biotecnologia é uma área da biologia em que organismos vivos são utilizados para a fabricação ou realização de mudanças em alguns produtos de interesse humano. Em 1992 ficou definido na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) que biotecnologia “significa qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.”
A biotecnologia engloba uma variada área de conhecimentos biológicos, sendo considerada, portanto, um campo interdisciplinar. Essa área de estudos é bastante antiga, entretanto, com o avanço da biologia molecular e da genética, vem ganhando bastante destaque. A sua importância é grande, sendo usada na produção de medicamentos, no desenvolvimento de testes-diagnósticos, no surgimento de organismos transgênicos, no tratamento de esgoto com uso de micro-organismos, entre diversas outras utilidades. Em virtude de sua relevância na atualidade, frequentemente o tema é cobrado em provas de vestibulares e no Enem.
Uma das técnicas mais conhecidas que utilizam organismos vivos para a fabricação de produtos através da engenharia genética é a técnica do DNA recombinante. Essa técnica baseia-se na introdução de um fragmento de DNA com um gene específico no material genético de outro organismo para que ele possa produzir a proteína determinada por aquele gene. Isso já é usado, por exemplo, na fabricação de insulina, em que DNA humano é usado em bactérias para que elas produzam o hormônio.
Observe algumas das questões sobre Biotecnologia que caíram no Enem:
Enem 2009 - Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.
Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado).
A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,
a) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.
b) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
c) o progresso na técnica da síntese química de hormônios.
d) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
e) a criação de animais transgênicos.
Resolução:
Observe que nessa questão a ênfase é dada à importância da biotecnologia para a humanidade. Ao desenvolver novas técnicas para a obtenção de insulina que produzem o hormônio em maior quantidade e em menos tempo, estamos contribuindo positivamente para a qualidade de vida dos indivíduos diabéticos, que necessitam desse hormônio. Sendo assim, a resposta correta é letra d: impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
Enem de 2012 - O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.
A característica de interesse será manifestada em decorrência
a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.
Resolução:
Observe que o enunciado fala da introdução de genes de outro organismo para a criação de um milho transgênico. Com a inserção desse gene, o organismo que o recebeu passará a sintetizar a proteína a partir do RNA mensageiro, que será produzido a partir do DNA. Sendo assim, a resposta correta é letra e: da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.
Enem 2013 - A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.
Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?
a) Lisossomo.
b) Mitocôndria.
c) Peroxissomo.
d) Complexo golgiense.
e) Retículo endoplasmático.
Resolução:
Observe que no enunciado é informado que os genes, antes inseridos no DNA nuclear, foram inseridos em cloroplastos. Isso só é possível porque o cloroplasto possui um DNA próprio, assim como as mitocôndrias. Ao perguntar qual organela poderia ser usada para inserção de transgenes, a questão apenas quer saber qual das organelas citadas possui DNA. Sendo assim, a resposta correta é a letra b: Mitocôndria.
Em quase todas as provas de Enem uma questão sobre biotecnologia é cobrada, sendo assim, atenção ao tema. Tenha uma atenção especial em todas as áreas de grande relevância e com constantes novidades tecnológicas, uma vez que o Enem preocupa-se com temas atuais e de importância para a sociedade.
Boa prova e bons estudos!