Fluxo de energia e biomassa no Enem
Neste texto você relembrará alguns conceitos básicos de ecologia e descobrirá como são cobrados os temas fluxo de energia e biomassa no Enem.
Como todos sabemos, a Ecologia é um tema muito recorrente na prova do Enem. Sendo assim, o estudo dessa parte da Biologia é essencial. Hoje trataremos do fluxo de energia e biomassa no Enem, dois pontos importantes e que já foram tema de questão de provas.
O fluxo de energia inicia-se com a captação de energia luminosa pelos seres fotossintetizantes. Essa energia é utilizada por esses seres para a produção de substâncias orgânicas, ficando então armazenada na forma de energia potencial química.
Os organismos que se alimentam desses seres fotossintetizantes aproveitam sua energia e assim sucessivamente. A medida que o nível trófico aumenta, a energia que é transmitida é menor. Acredita-se que de um nível para outro só se passe 10% da energia armazenada no nível anterior.
A biomassa, por sua vez, é a quantidade total de matéria orgânica que está presente em um organismo. Para compensar a energia que é perdida em cada nível trófico, os seres dos níveis mais altos consomem uma maior quantidade de biomassa. Sendo assim, os processos de fluxo de energia e biomassa potencializam a bioacumulação, em que os seres vivos absorvem e armazenam substâncias químicas em seu corpo.
Agora que relembramos um pouco dessa parte da Ecologia, vamos ver como esse conteúdo é cobrado nas provas do Enem.
Questão do Enem de 2010
A figura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos.
Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal?
Observe a cadeia alimentar e o fluxo de energia nos níveis tróficos
a) As aves, pois são os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercúrio incorporado pelos componentes dos demais elos.
b) Os caramujos, pois se alimentam das raízes das plantas, que acumulam maior quantidade de metal.
c) Os grandes peixes, pois acumulam o mercúrio presente nas plantas e nos peixes pequenos.
d) Os pequenos peixes, pois acumulam maior quantidade de mercúrio, já que se alimentam das plantas contaminadas.
e) As plantas aquáticas, pois absorvem grande quantidade de mercúrio da água através de suas raízes e folhas.
Diante do que foi relembrado, podemos concluir que a alternativa correta é a A. As aves acumularam mais mercúrio, pois acumularão o metal presente nos demais níveis tróficos.
Questão do Enem de 2013
Estudos de fluxo de energia em ecossistemas demonstram que a alta produtividade nos manguezais está diretamente relacionada com as taxas de produção primária líquida e com a rápida reciclagem dos nutrientes. Como exemplo de seres vivos encontrados nesse ambiente, temos: aves, caranguejos, insetos, peixes e algas.
Dos grupos de seres vivos citados, as que contribuem diretamente para a manutenção dessa produtividade no referido ecossistema são
a) aves.
b) algas.
c) peixes.
d) insetos.
e) caranguejos.
Para responder a essa questão, precisamos de mais um conceito importante, que é a produtividade. Podemos definir produtividade como a eficiência com que um determinado organismo aproveita a energia que ganhou em um nível trófico para produzir biomassa.
A chamada produtividade primária bruta é a quantidade de matéria orgânica produzida pelos seres autotróficos no processo de fotossíntese em determinado intervalo de tempo. Após gastos energéticos desses seres, a matéria orgânica que sobra é a chamada produtividade primária líquida.
Como a alta produtividade dos manguezais está diretamente relacionada com as taxas de produção primária líquida, podemos concluir que o grupo que contribui para essa produtividade são as algas (letra b).
Lembre-se sempre de que biologia não é só conceitos, porém, sem conhecê-los, não conseguimos analisar as questões. Bom estudo e boa prova!