Problemas de Matemática no Enem
Todos os anos vemos diversos problemas de Matemática no Enem, os quais requerem, principalmente, uma cuidadosa interpretação do enunciado.
Olá, estudante! Vou lançar um desafio para você: pegue qualquer prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem dos últimos anos e conte os problemas de Matemática que você conseguir encontrar. Faça esse desafio e você se surpreenderá com a grande quantidade deles no exame! Se observarem bem essas questões, é fácil perceber que, geralmente, o Enem costuma abordar cálculos simples na resolução desse tipo de questão. O mais importante não os cálculos propriamente ditos, mas sim a interpretação dos enunciados.
Na nossa dica de hoje comentaremos alguns dos raciocínios mais empregados na resolução dos problemas que o Enem costuma cobrar. Vocês verão que não precisamos de fórmulas decoradas para resolvê-los, e sim de bastante cuidado para interpretar as informações dadas pela questão. Vamos, então, à resolução de alguns problemas de Matemática cobrados nas últimas provas do Enem:
Problema de Matemática no Enem de 2013
Cinco empresas de gêneros alimentícios encontram-se à venda. Um empresário, almejando ampliar os seus investimentos, deseja comprar uma dessas empresas. Para escolher qual delas irá comprar, analisa o lucro (em milhões de reais) de cada uma delas, em função de seus tempos (em anos) de existência, decidindo comprar a empresa que apresente o maior lucro médio anual.
O quadro apresenta o lucro (em milhões de reais) acumulado ao longo do tempo (em anos) de existência de cada empresa.
O empresário decidiu comprar a empresa:
a) F.
b) G.
c) H.
d) M.
e) P.
Resolução:
De acordo com o enunciado, o empresário deseja comprar a empresa que apresenta o maior lucro em relação ao tempo de existência. Uma forma simples de descobrir qual é a empresa mais lucrativa é verificar o quanto cada uma delas ganhou por ano. Para tanto, basta dividir o lucro pela idade de cada empresa:
Empresa F → 24 : 3,0 = 8 milhões de reais por ano
Empresa G → 24 : 2,0 = 12 milhões de reais por ano
Empresa H → 25 : 2,5 = 10 milhões de reais por ano
Empresa M → 15 : 1,5 = 10 milhões de reais por ano
Empresa P → 9 : 1,5 = 6 milhões de reais por ano
É fácil perceber que a empresa G apresentou maior lucro anual e foi a que o empresário decidiu comprar. Portanto, a alternativa correta é a letra b.
Problema de Matemática no Enem de 2012
O designer português Miguel Neiva criou um sistema de símbolos que permite que pessoas daltônicas identifiquem cores. O sistema consiste na utilização de símbolos que identificam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Além disso, a justaposição de dois desses símbolos permite identificar cores secundárias (como o verde, que é o amarelo combinado com o azul). O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados: o que simboliza o preto é cheio, enquanto o que simboliza o branco é vazio. Os símbolos que representam preto e branco também podem estar associados aos símbolos que identificam cores, significando se estas são claras ou escuras
Folha de São Paulo. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).
De acordo com o texto, quantas cores podem ser representadas pelo sistema proposto?
a) 14
b) 18
c) 20
d) 21
e) 23
Resolução:
Vejamos cada etapa do enunciado para identificar a quantidade de cores que podem ser representadas pelo sistema do designer:
-
“O sistema consiste na utilização de símbolos que identificam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho)” → três cores.
-
“Além disso, a justaposição de dois desses símbolos permite identificar cores secundárias (como o verde, que é o amarelo combinado com o azul).” → a cada duas cores primárias, há uma nova cor secundária, portanto, temos aqui outras três cores.
-
“O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados:(...).” → Preto e Branco, temos outras duas cores.
-
“Os símbolos que representam preto e branco também podem estar associados aos símbolos que identificam cores, significando se estas são claras ou escuras ”. Vejamos esse último trecho mais detalhadamente:
Entre as cores primárias e secundárias, temos seis cores. Se elas forem combinadas com o branco, teremos seis cores claras. Se elas forem combinadas com o preto, teremos outras seis cores escuras.
Somando as cores primárias (3), as cores secundárias (3), o preto e o branco (2), as cores claras (6) e as cores escuras (6), temos: 3 + 3 + 2 + 6 + 6 = 20 cores. Portanto, a alternativa correta é a letra c.
Bons estudos!