Relações ecológicas no Enem
Com a dica de hoje, você relembrará as interações entre os seres vivos e descobrirá como são cobradas as relações ecológicas no Enem.
É frequente o aparecimento de questões que envolvam ecologia nas provas do Enem. Perguntas básicas que envolvem conceitos como habitat, nicho ecológico e relações ecológicas são normalmente observadas. Hoje abordaremos um pouco a respeito das relações ecológicas no Enem, ou seja, como as interações entre os seres vivos são cobradas.
Primeiramente devemos recordar que um ser vivo pode relacionar-se com seres da mesma espécie ou de espécies diferentes. Quando temos uma relação entre indivíduos da mesma espécie, há uma relação intraespecífica. Já quando a interação ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, trata-se de uma relação interespecífica.
Essas relações podem ser benéficas para todos os envolvidos ou não. Em alguns casos, um indivíduo apenas é beneficiado e o outro é prejudicado, ou, ainda, um é beneficiado e o outro não obtém prejuízos nem benefícios. A relação é harmônica quando nenhum organismo é prejudicado; mas quando há prejuízo para algum dos envolvidos, há uma relação desarmônica.
Vejamos a seguir um quadro resumindo as principais relações ecológicas:
Relações ecológicas intraespecíficas |
Características |
Competição intraespecífica |
Disputa por um mesmo recurso, como comida, água e parceiros. Exemplo: Grande quantidade de plantas em uma pequena área. |
Canibalismo |
Um indivíduo alimenta-se do outro da mesma espécie. Exemplo: Aranhas |
Indivíduos fisicamente unidos que cooperam entre si e apresentam divisão de trabalho. Exemplo: Caravela-portuguesa. |
|
Sociedade |
Seres da mesma espécie que cooperam entre si e possuem divisão de trabalho. Exemplo: Abelhas. |
Relações ecológicas interespecíficas |
Características |
Competição interespecífica |
Duas espécies disputam pelo mesmo recurso em razão da sobreposição de nichos ecológicos. Exemplo: Zebras e gnus. |
Animais herbívoros alimentam-se das plantas. Exemplo: Zebras e plantas. |
|
Um animal mata e alimenta-se de um indivíduo de outra espécie. Exemplo: Leões e zebras. |
|
Uma espécie retira nutrientes do corpo de outro. Exemplo: Pulgas em cachorros. |
|
Relação em que espécies interagem e ambas obtêm benefícios. Alguns autores consideram a protocooperação como um tipo de mutualismo. Exemplo: Líquens. |
|
Uma espécie alimenta-se de restos do alimento de outro ser vivo. Exemplo: Tubarão e rêmora. |
|
Uma espécie vive em cima ou no interior de outra espécie sem lhe causar nenhum prejuízo. Exemplo: Samambaias sobre outra planta. |
Agora que você já relembrou o conteúdo de relações ecológicas, vamos observar como esse assunto é cobrado no ENEM. Veja essa questão sobre relações ecológicas no ENEM de 2013.
No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.
PETESSE, M. L.: PETRERE JR., M. Ciência Hoje. São Paulo, n. 293, v. 49. jun, 2012 (adaptado).
Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)
a) redução do fluxo gênico da espécie nativa.
b) diminuição da competição intraespecífica.
c) aumento da competição interespecífica.
d) isolamento geográfico dos peixes.
e) extinção de nichos ecológicos.
Observe que no enunciado é informado que o nicho ecológico das três espécies é semelhante, o que ocasionará uma competição, uma vez que eles utilizam os mesmos recursos. Como são de espécies diferentes, haverá uma competição interespecífica. Sendo assim, a resposta correta é a letra C.
Para saber mais sobre cada relação ecológica, acesse os links espalhados pelo texto.
Bons estudos!!!