☰ MENU

Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho é a área que estuda as leis e normas de segurança como forma de prevenir acidentes que possam ocasionar lesões ou até mesmo morte de funcionários.

Publicado por Érica Caetano
A atuação na área do técnico em Segurança do Trabalho está bastante em alta

São elevados os números no Brasil no que diz respeito a incidentes de doenças ocupacionais e ao número de acidentes de trabalho registrado pelas empresas. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o país ocupava, em 1999, a 15ª posição no ranking de acidentes de trabalho no mundo.

Por conta desse número elevado é que as empresas atualmente têm-se preocupado em ter o técnico em Segurança do Trabalho como parte do quadro de seus colaboradores. Esse profissional tem a responsabilidade de supervisionar o conjunto de medidas que visam prevenir e minimizar os acidentes de trabalho, garantindo condições que reduzam ou eliminem os seus riscos.

Público-alvo

O estudante interessado em fazer o curso de Segurança do Trabalho deve estar sempre atualizado, atento ao que acontece nas empresas e indústrias, para estar apto a elaborar pesquisas e relatórios dos mais diversos temas. Um bom técnico em Segurança do Trabalho deve ter um bom relacionamento com as pessoas e ter facilidade em se comunicar, já que quando estiver atuando como profissional, deverá passar orientações aos demais colaboradores de como prevenir acidentes sem que eles vejam estas como uma obrigação, mas as vejam como regras de segurança importantes e que necessitam serem seguidas. Além disso, é preciso ter sensibilidade para fazer uma boa análise do ambiente de trabalho a fim de visualizar possíveis acidentes futuros.

O curso

O curso de Segurança do Trabalho é formado basicamente de matérias específicas da área de atuação deste profissional. O estudante terá aulas de Medicina do Trabalho, Introdução à Segurança, Higiene, Comunicação e Treinamento, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Gerência de Riscos, Psicologia na Engenharia de Segurança, Ambiente e Doenças de Trabalho, Equipamentos e Instalações, dentre outras. O curso também possui a obrigatoriedade da execução de estágio profissional supervisionado que pode variar de 300 a 400 horas para a sua conclusão.

Duração média

De 2 a 4 semestres.

Mercado de Trabalho

Para quem deseja seguir a carreira de técnico em Segurança do Trabalho, o mercado está em alta. A atuação desse profissional é bem ampla, podendo trabalhar em empresas dos setores privados ou públicos, órgãos oficias, dentre outros.

Formas de Atuação

Depois de formado, o técnico em Segurança do Trabalho pode atuar em qualquer instituição que tenha um número maior de trabalhadores. O profissional pode trabalhar em empresas de pequeno, médio e grande porte, indústrias, fábricas, hospitais, escolas, mineradoras, na construção civil, em instituições públicas e privadas. 

Campos de Atuação

Construção Civil

(Inspeção de locais, instalações e equipamentos da obra, observando as condições de trabalho para determinar fatores de riscos de acidentes.)

Fábricas e indústrias

(além de todas as características citadas anteriormente, sugerir eventuais modificações para garantir a segurança dos funcionários.)

Escolas

(elaborar relatórios de acordo com as observações levantadas no processo de visitação das instalações.)

Empresas

(investigar as causas que levaram ao ocorrido de determinado acidente e prevenir para que não haja ocorrências da mesma natureza futuramente.)

Regulamentação da profissão

Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985.

Quantidade média de profissionais

Cerca de 56 mil profissionais no Brasil em 2008 – Dado mais atual encontrado

Remuneração média

R$ 1 mil a 2,5 mil para profissionais recém-formados

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso de técnico em Segurança do Trabalho.

Ainda não há um conselho a nível federal para os técnicos em Segurança do Trabalho, mas os interessados podem obter o Registro Profissional de técnico em Segurança do Trabalho nas Delegacias Regionais do Trabalho (DRT) do Ministério do Trabalho e Emprego.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como técnico em Segurança do Trabalho ou estudante da área. Conte-nos!

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo


MEC libera resultado do Fies 2024

Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março


Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros

Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame


MEC abre inscrição do Fies 2024

Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos


Fies Social 2024: edital do programa está disponível

Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano


MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024

Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades


MEC divulga resultado do ProUni 2024

Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro


Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005


Resultado do Sisu 2024 está publicado

O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa