Chega ao fim as inscrições para o Vestibular 2014/1 do IFMG
Será aceita a nota da prova de conhecimentos gerais do Enem 2013 como substituição na nota do Vestibular. Mas a opção deverá ser feita no ato da inscrição.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) finaliza nesta quinta-feira, 05 de dezembro, as inscrições do seu Processo Seletivo 2014/1. Elas tiveram início no dia 04 de novembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição custa R$ 70.
Inscreva-se no Vestibular do IFMG 2014/1
Pedidos de isenção de taxa foram recebidos até o dia 22 de novembro, por candidatos que tenham concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino ou na rede privada como bolsista integral e que comprove renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo. Os contemplados foram conhecidos no último dia 03. Confira:
Isentos de taxa Vestibular 2014/1 IFMG
Estão sendo ofertadas pelo IFMG 2.912 vagas distribuídas em cursos nas modalidades técnico e superior, oferecidos em onze campi. Desse total de vagas, 1.126 destinam-se a cursos superiores de graduação. As provas serão realizadas no dia 15 de dezembro, nas cidades de Bambuí, Betim, Cachoeira do Campo, Capelinha, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Itamarandiba, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
O Instituto aceitará a nota obtida pelo candidato na prova de conhecimentos gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 como substituição na nota da prova de conhecimentos gerais do Vestibular para acesso aos cursos superiores. Mas para isso, o vestibulando deverá fazer esta opção no ato da inscrição.
O candidato a vaga no IFMG terá duas oportunidades de ingresso: via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e também pelo vestibular. No processo seletivo tradicional serão ofertadas 50% das vagas dos cursos superiores e no SiSU serão ofertadas as demais vagas, exceto no campus de Santa Luzia, que ofertará 100% das vagas por meio do vestibular.
Cotas
São reservadas 50% das vagas dos cursos superiores aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e 50% das vagas de seus cursos técnicos, em todas as modalidades, aos candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas. Basicamente, há três critérios de classificação dentro do sistema: o primeiro está ligado ao fato do aluno vir de escolas públicas, o segundo, relacionado à renda familiar per capita e, o terceiro, à autodeclaração de cor. O resultado final do certame será divulgado a partir do dia 22 de janeiro. Outros detalhes através do Edital.