Enem será utilizado parcialmente pelo IFAM no Vestibular 2015/2
A meta é que em até 2017 o Processo Seletivo do IFAM seja realizado exclusivamente pelo Exame
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) divulgou no último dia 1º que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso parcial a partir do próximo certame, ou seja, no de 2015/2 com previsão de ser realizado em 21 de junho, para os cursos subsequentes.
O intuito segundo a Instituto é fazer com que o Exame seja a única forma de ingresso. Neste primeiro momento, serão destinadas 20% das oportunidades aos candidatos que tenham nota do Enem. No entanto, o vestibular tradicional ainda será realizado este ano. A meta é que em até 2017 o Processo Seletivo do IFAM seja realizado exclusivamente pelo Enem.
O IFAM também anunciou outra novidade. Agora, os editais tanto do interior quanto da capital serão unificados. A taxa de inscrição será no valor de R$ 15 e as inscrições terão início no próximo dia 18, por meio da página do Instituto ou ainda nos postos e polos de atendimento do interior. Em Manaus, elas serão recebidas somente no Campus Centro.
A oferta será de mais de 1.200 vagas distribuídas entre os sete campi do Instituto localizados em Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manaus Centro, Maués, Parintins e Presidente Figueiredo, em mais de 10 cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma Subsequente (para aqueles que possuem Ensino Médio Completo e desejam uma formação técnica), PROEJA e para transferência facultativa destinada apenas aqueles em cursos de graduação em outras Instituições de Ensino Superior. Mais detalhes podem ser obtidos por meio do site do IFAM.