Federal do Ceará aprova reserva de 50% das vagas para cotas a partir de 2014
Decisão foi tomada na manhã de hoje pelo Conselho Universitário da UFC. Mais de 5 mil vagas serão oferecidas no próximo processo seletivo.
O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou nesta sexta-feira, 04 de outubro, a reserva de 50% de suas vagas, por curso e turno, para alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública.
A medida, que terá validade a partir de 2014, foi aprovada em cumprimento à Lei nº 12.711/2012, do Governo Federal. As demais vagas continuarão sendo oferecidas pela modalidade de ampla concorrência e as modalidades de cotas, as fórmulas de cálculo e as condições para concorrência permanecem inalteradas.
As vagas reservadas para cotistas são igualmente divididas entre candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo "per capita" e oriundos da rede pública, independente da renda. Nos dois casos, pelo menos 67% delas são destinadas para pretos, pardos e indígenas no Estado, conforme último censo demográfico do IBGE.
Segundo o Decreto nº 7.824/2012, as instituições públicas federais de nível superior têm até agosto de 2016 para a implantação total do sistema de cotas. Desta forma, a partir do ano que vem, todas as universidades estarão condicionadas a reserva mínima de 25%. Por outro lado, a UFC decidiu antecipar o cumprimento integral da meta já para seu próximo processo seletivo.
A previsão é de que mais de cinco mil vagas nos campi de Fortaleza, Sobral e Quixadá sejam oferecidas na próxima seleção, realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No último processo seletivo, Redes de Computadores, em Quixadá, registrou 91,2% de alunos oriundos da rede pública superior.