Fuvest 2017: provas da 1ª fase cobram atualidades
Enchentes da França e crise dos refugiados foram alguns dos assuntos abordados
Mais de 136 mil candidatos fizeram ontem, 27 de novembro, as provas da 1ª fase do Vestibular 2017 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o maior do País. Os inscritos responderam 90 questões objetivas de conhecimentos gerais.
Confira provas e gabaritos
Veja a correção comentada Fuvest 2017
As provas foram aplicadas das 13h às 18h. Dos 136.740 candidatos, 12.549 faltaram, o que gerou abstenção de 9,2%. No último vestibular, o índice de ausentes foi de 9,8%, o equivalente a 13.922 dos 142.721 inscritos.
Segundo o diretor pedagógico do curso e colégio Oficina do Estudante de Campinas (SP), Célio Tasinafo, a prova foi muito exigente, como todos os exames da Fuvest são. “O candidato precisa ter conteúdo. Não tem uma só questão que o vestibulando diga que ganhou de presente por estar fácil. É Fuvest e, como nos outros anos, difícil. A estrutura da prova é muito parecida”.
Para Tasinafo, neste ano as questões estava mais contextualizadas e cobrando mais atualidades. Ele comenta que, nos textos de inglês, caíram reportagens publicadas em junho de 2016. Outra questão interdisciplinar apresentada no vestibular é sobre as enchentes que aconteceram na Europa este ano, principalmente na França. Há ainda outra que faz referência aos refugiados – com a imagem triste do garoto sírio encontrado morto em uma praia.
Uma das questões do vestibular Fuvest 2017 abordou as inundações do Rio Sena, em Paris
Ainda de acordo com o diretor, as questões de química também diferenciam a prova deste ano com a de anos anteriores, pois ela contém muitos experimentos – e aproxima a química da vida concreta dos alunos. Ele explica que as questões estavam mais longas, o que pode ter gerado dificuldade para o candidato. “Pode-se dizer que a Fuvest 2017 manteve o nível de dificuldade, mas usou enunciados mais trabalhosos”, acredita.
Próximas etapas
A lista de aprovados na primeira etapa deve sair em 19 de dezembro, junto com os lugares de prova da próxima fase. Os candidatos que tiverem sucesso nessa etapa deverão realizar testes discursivos entre os dias 8 e 10 de janeiro.
A previsão é de que o resultado final, com a lista de aprovados no Vestibular 2017 da Fuvest, seja divulgado no dia 2 de fevereiro de 2017. Novas convocações devem ser realizadas nos dias 9, 17 e 23 do mesmo mês.
Interessados nos cursos de Artes Visuais e Música, da Escola de Música (ECA) e da USP de Ribeirão Preto foram submetidos a Testes de Habilidades Específicos (THE) no mês de outubro. Para os cursos de Artes Cênicas e Audiovisual, as provas serão aplicadas em janeiro.
Crise dos refugiados também foi tema cobrado no vestibular Fuvest 2017
Oportunidades
A oferta de vagas nesta edição do Vestibular da Fuvest é de 8.734 oportunidades, sendo 8.614 para os cursos da Universidade de São Paulo (USP) e outras 120 para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.
Não há reserva de vagas para candidatos cotistas, no entanto, os estudantes oriundos da rede pública terão acesso aos bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp). O benefício pode chegar a até 20%, variando de acordo com o grupo em que o candidato se incluir, incidindo sobre a nota da primeira fase e a nota final do Vestibular.
Veja mais detalhes no Manual do Candidato ou no site da Fuvest.