Inscrições para ProUni 2022/1 estão abertas
Programa oferece 273.001 bolsas de estudos em instituições particulares. Pode participar quem fez Enem 2021 e 2020.
Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos em uma instituição particular de ensino já podem se inscrever na primeira edição de 2022 do Programa Universidade Para Todos (ProUni). O prazo começou hoje (22) e encerra na próxima sexta-feira, 25 de fevereiro.
Antes de se inscrever no Programa, é necessário fazer o login único no site do Governo Federal. Quem já tem esse cadastro somente precisa informar o número do CPF e a senha para acessar, enquanto os demais devem criar uma conta no portal, gratuitamente.
No momento da inscrição no ProUni 2022/1, o estudante precisa informar os dados familiares para registro da renda e selecionar até duas opções de instituição, turno, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Veja passo a passo para fazer inscrição no ProUni
Quem pode se inscrever no ProUni 2022/1?
Para se inscrever no ProUni 2021/1, os estudantes precisam se enquadrar em uma das seguintes situações:
-
Ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
-
Ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral;
-
Ser pessoa com deficiência;
-
Ser professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
Enem
Outro requisito obrigatório para se inscrever no ProUni 2022/1 é ter feito o Enem. Normalmente, o estudante precisa ter participado da última edição do exame educacional; no caso, do Enem 2021.
No entanto, conforme decreto publicado na última sexta-feira (18), nesta edição o ProUni também aceitará as notas do Enem 2020 com o objetivo de ampliar o acesso de mais candidatos às bolsas de estudo.
Importante: para quem fez o Enem 2021 e o Enem 2020, o sistema de inscrição considerará, automaticamente, a edição na qual o estudante atingiu a nota mais alta.
É importante ressaltar que somente pode se inscrever no ProUni o concorrente que tiver notas acima de 450 pontos nas provas do Enem e nota diferente de zero na redação.
Bolsas de estudo
No ProUni, os candidatos podem obter bolsas integrais ou parciais (50%). Para isso, é necessário comprovar os seguintes dados:
• Bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
• Bolsa parcial: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.
Números ProUni 2022/1
O ProUni 2022/1 oferece 273.001 bolsas de estudos, sendo 181.036 bolsas integrais e 91.965 parciais. Segundo o MEC, este é o maior número de bolsas disponibilizadas desde a primeira edição do programa, em 2005.
No total, os candidatos podem escolher entre 19.584 opções de cursos de graduação. As carreiras são ministradas em 1.085 instituições privadas de ensino superior, em todos os estados e no Distrito Federal.
Os cinco estados com os maiores números de bolsas ofertadas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.
Para realizar a consulta de bolsas do ProUni, os interessados devem fazer a pesquisa por curso, instituição de ensino superior ou cidade de localização.
Resultado
O MEC vai liberar o resultado do ProUni 2022/1 no dia 2 de março. A previsão é que a segunda chamada seja divulgada no dia 21 de março.
Para mais informações acesse o Site do ProUni ou consulte o edital.