MEC: mais de 3 mil vagas em 27 cursos deixam de ser oferecidas por avaliação insatisfatória
Indicador provém do resultado do Conceito Preliminar de Curso que avalia o desempenho individual dos cursos de graduação em uma escala de 1 a 5
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, no dia 19 de dezembro, o desempenho dos cursos superiores relativo ao ano de 2013. De acordo com o resultado do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede individualmente, em uma escala de 1 a 5, a qualidade de cada curso superior, 27 cursos de graduação estão suspensos, o que significa que eles não poderão mais realizar vestibular para 3.130 vagas.
Na relação de cursos estão presentes as seguintes instituições federais: Universidade Federal do Acre - UFAC (Educação Física), Universidade Federal de Alagoas – UFAL(Educação Física), Universidade Federal Fluminense -UFF (Serviço Social), Universidade Federal do Pará – UFPA (Agronomia) e Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (Zootecnia).
De acordo com o Ministro Henrique Paim, 280 cursos de graduação que apresentaram desempenho insatisfatório (1 e 2) sofrerão medidas de supervisão. Essas instituições não poderão aumentar as vagas oferecidas, firmar novos contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou utilizar o curso como referencial para adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Confira a lista completa de CPC
Foram avaliados cursos das áreas de saúde, ciências agrárias, ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. De acordo com o balanço, 88,36% dos cursos apresentam indicadores satisfatórios (3, 4 e 5). Instituições públicas receberam os maiores conceitos: mais de 52% obteve 4 e quase 5% alcançou o maior número (5). Já entre as instituições particulares mais de 28% recebeu nota 4 enquanto 2% ganhou conceito 5.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que ajuda a medir o CPC, teve 167.787 concluintes participantes no ano passado. Veja o resultado do Conceito Enade.
O MEC divulgou também o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Foram avaliadas 2.020 instituições de ensino, sendo que 152 apresentaram desempenho insatisfatório. O IGC avalia os resultados de todos os cursos do Enade, o corpo docente, pós-graduação e infraestrutura.
Acesse o Índice Geral de Cursos
Saiba mais sobre os indicadores dos cursos superiores
*Com informações do MEC