MEC altera critério para bolsas remanescentes do ProUni 2021/1
Antes da mudanças, as bolsas remanescentes eram preenchidas por ordem de inscrição dos candidatos. As inscrições para as vagas que restaram do primeiro semestre de 2021 serão recebidas entre os dias 03 e 04 de maio.
O Ministério da Educação (MEC) alterou a regra para ocupação das bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni). As inscrições para as vagas que restaram do primeiro semestre de 2021 serão recebidas entre os dias 03 e 04 de maio. O resultado é esperado para o dia 07 do mesmo mês.
Contudo, a partir de agora serão convocados aqueles candidatos que tiverem os melhores desempenhos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta o número de bolsas disponíveis, de forma bem semelhante ao que já acontece nas edições regulares do ProUni.
Antes da mudanças, as bolsas remanescentes eram preenchidas por ordem de inscrição dos candidatos. Conforme informou o MEC, a mudança tem como objetivo diminui os prejuízos causados por situações como quedas no sistema do programa..
Bolsas remanescentes
Podem concorrer a bolsas remanescentes do ProUni 2021/1 aqueles candidatos que tenham feito qualquer edição do Enem desde 2010, tendo média de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.
É preciso também ficar atento aos critérios de renda, já que são ofertadas bolsas de 100% para aqueles que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa, e bolsas de 50% para aqueles com renda de até 3 salários mínimos por pessoa.
Apesar de não ter sido utilizado no ProUni 2021/1 regular, o Enem 2020 será aceito pelo MEC para as bolsas remanescentes do primeiro semestre.
Outros detalhes podem ser buscados no site do ProUni.