Medicina é o curso mais buscado no Vestibular de Inverno 2017 da UEM
Esta concorrência é a mais alta dos últimos dez anos, segundo os registros da instituição
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou na terça-feira, 23 de maio, a concorrência do seu Vestibular de Inverno 2017. Foram recebidas 17.932 inscrições.
De acordo com o documento, o curso de Medicina em Maringá é o mais buscado, com 378,1 candidatos por vaga pelo sistema tradicional e 206 entre os cotistas. Esta concorrência é a mais alta dos últimos dez anos, segundo os registros da instituição.
Em seguida, ficaram os cursos de Odontologia, com 55,6 candidatos/vaga, sendo que entre os cotistas a concorrência foi de 36 inscritos para cada vaga oferecida, e Arquitetura e Urbanismo, com 46,4 pelo sistema tradicional e 27,3 entre os cotistas, respectivamente.
O número de inscrições também é um pouco maior do que o alcançado no último Vestibular de Inverno, que registrou 17.506 candidatos.
Do total de inscritos, 80% são do Paraná e desses 34% residem em Maringá, 15% dos vêm do estado de São Paulo e 5% restante de outros estados. A maior parte dos candidatos, um total de 42,62%, cursou todo o ensino fundamental em escola pública e 40,51% integralmente em escola particular.
Vestibular
Os locais de prova serão liberados no dia 16 de junho, enquanto as provas do Vestibular de Inverno serão aplicadas entre os dias 16 e 18 de julho, das 08h50 às 13h, nas cidades em que os cursos são oferecidos e nos municípios de Apucarana, Campo Mourão e Paranavaí.
No primeiro dia, serão 40 questões de conhecimentos gerais, e no segundo, serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura mais a confecção de uma Redação. E, por fim, serão realizadas as provas de conhecimentos específicos.
A relação de aprovados será publicada no dia 25 de agosto, a partir das 10h. As datas das matrículas e demais chamadas serão divulgadas posteriormente.
Oportunidades
Estão sendo ofertadas 1.492 vagas, sendo 287 voltadas para os cotistas de escolas públicas. As oportunidades são para Maringá, Cianorte, Umuarama, Goierê, Ivaiporã e Cidade Gaúcha.
Mais detalhes podem ser visualizados no Manual do Candidato.