Pernambuco e Piauí ganham novas universidades federais
De acordo com o MEC, as novas instituições são resultado do desmembramento da UFPI e da UFRPE
Foi sancionado na tarde de ontem, 11 de abril, pelo presidente da República, Michel Temer, o projeto de lei que criou duas novas instituições públicas de ensino superior na região Nordeste, sendo elas a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí, e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), em Garanhuns-PE.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as novas instituições são resultado do desmembramento das universidades Federal do Piauí (UFPI) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), respectivamente, com a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados e vagos do quadro de funcionários e todo o patrimônio dos campi.
A UFDPar será formada a partir do campus da UFPI da cidade de Parnaíba e os alunos dessa unidade passam a integrar a nova universidade automaticamente. Já a Ufape terá como base o campus Garanhuns da UFRPE, localizado nessa cidade do Agreste pernambucano, cujos alunos também serão transferidos automaticamente.
*com informações do MEC