Pré-vestibular gratuito FIA (SP) recebe inscrições até 08 de outubro
Para participar é preciso ter entre 17 e 23 anos, ter estudado na rede pública e ter renda mensal de 1,5 salário
A Fundação Instituto de Administração (FIA), em São Paulo, está com inscrições abertas, até o dia 08 de outubro, para o CapJovem, que é um projeto social destinado a capacitação acadêmica de jovens de baixa renda para o ingresso em instituições de ensino superior públicas. O preparatório é gratuito e não é cobrada taxa de inscrição.
Para participar é preciso ter entre 17 e 23 anos e ter realizado todo o Ensino Médio recentemente na rede pública de ensino ou na rede privada, por meio de bolsa de estudos integral, e ter renda familiar mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio por morador. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fia.
Os inscritos passarão por uma seleção, constituída por prova de conhecimentos gerais formada por 40 questões de múltipla escolha, referentes a disciplinas de Matemática, Português, Física, Química, História, Geografia, Biologia e Inglês, além de sete questões dissertativas (de todas as matérias já descritas, com exceção de Inglês). Elas serão aplicadas no dia 13 de outubro, das 14h às 18h.
O resultado será divulgado no dia 13 de novembro, via e-mail cadastrado pelos participantes no ato da inscrição. Entre os dias 18 e 19 seguintes eles deverão comprovar as condições socioeconômicas. Os selecionados nesta etapa passam pela entrevista e dinâmica entre os dias 03 e 04 de dezembro.
Por fim, no dia 12 de dezembro será publicada a relação dos aprovados, que deverão se matricular entre os dias 17 e 18 seguintes. As aulas estão previstas de iniciarem em 28 de janeiro de 2016. Elas ocorrerão em período integral, das 08h30 às 18h10, de segunda a sexta-feira.
O cursinho
O preparatório gratuito oferta além das aulas, material gratuito, vale-transporte, uniforme, orientação psicológica e o pagamento de até uma inscrição em determinado Processo Seletivo, por aluno, no caso deste não ter obtido isenção de taxa.
O projeto já atendeu mais de 600 jovens que foram aprovados em vestibulares de universidades públicas e privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). No ano passado, o cursinho teve 42 alunos e registrou o índice de aprovação de 80% em diversas instituições. Outros detalhes podem ser obtidos no site da FIA.