Privados de liberdade podem se inscrever no Enem 2015 a partir de hoje
As inscrições podem ser feitas somente via internet até o dia 23 de outubro
Candidatos privados de liberdade podem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 a partir desta quinta-feira, 1º de outubro. Elas serão recebidas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 23, somente pela internet, por meio deste link, pelo responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa na qual eles estão instalados.
Para isso, é necessário que o estabelecimento tenha firmado compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os órgãos de administração prisional e socioeducativa das Unidades da Federação que desejarem indicar unidades prisionais e socioeducativas para aplicação do Enem deverão firmar termo de adesão até o dia 16 de outubro.
O responsável pedagógico indicado pela unidade prisional informará o cadastro de pessoa física (CPF) do participante. Será também o responsável pelo acesso aos resultados e por divulgar as informações do exame aos candidatos. Aqueles que optarem por usar o Enem para certificação do ensino médio devem fazer o pedido no ato da inscrição.
Provas
O exame será aplicado nos dias 01 e 02 de dezembro, nas unidades onde os candidatos se encontram. No primeiro dia, durante 4 horas e 30 minutos, eles serão condicionados a provas de ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia).
Já no segundo dia, ao longo de 5 horas e 30 minutos, eles farão testes de Matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da informação e Comunicação) e também vão produzir uma Redação.
Caberá ao responsável pedagógico da unidade encaminhar a participação dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a outros programas de acesso à educação superior. A edição 2014 do Enem recebeu mais de 38 mil inscrições de privados de liberdade. Mais detalhes podem ser obtidos no Edital.