ProUni 2022/2: MEC prorroga prazo para comprovação das informações dos selecionados
O prazo anterior ia até o dia 17 de agosto. Restante do cronograma também sofreu alteração.
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para que candidatos selecionados na segunda edição de 2022 do Programa Universidade Para Todos (ProUni) comprovem as informações junto das universidades.
O prazo iria até o dia 17 de agosto, mas foi estendido até o dia 24 seguinte. Os candidatos podem acessar o resultado no link abaixo:
A comprovação de informações costuma acontecer de forma presencial, mas caso as instituições não possam receber os estudantes por causa da pandemia, elas deverão disponibilizar meios digitais seguros para recebimento e comunicar aos participantes do ProUni com 24 horas de antecedência.
Os documentos necessários podem ser verificados no edital do ProUni, no portal Acesso Único e também consultar os sites das instituições para conferir se há alguma atualização sobre local e horário de apresentação ou ainda exigência de formulários complementares.
Alteração de cronograma
Com o prazo estendido para a comprovação das informações junto das instituições de ensino, outras datas do ProUni 2022/2 também foram alteradas, como o da 2ª chamada, que estava prevista de ser realizada em 22 de agosto, com confirmação das informações até o dia 31 seguinte.
Agora, ela será disponibilizada em 29 de agosto, com confirmação das informações até o dia 08 de setembro.
Lista de Espera
A data de inscrições para a lista de espera também foi alterada. Aqueles candidatos que não forem convocados nas duas chamadas regulares poderão se inscrever na lista de espera do ProUni 2022/2 agora entre os dias 13 e 14 de setembro.
O resultado da lista de espera do ProUni que era esperado para 09 de setembro, com a comprovação dos dados entre os dias 10 e 16 do mesmo mês, passou para 17 de setembro, com comprovação entre os dias 19 e 23 seguintes.
ProUni 2022/2
Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos em uma instituição particular de ensino puderam se inscrever entre os dias 1º e 05 de agosto, na segunda edição de 2022 do ProUni.
Antes de se inscrever no Programa, foi necessário fazer o login único no site do Governo Federal. Quem já tinha esse cadastro somente precisou informar o número do CPF e a senha para acessar, enquanto os demais precisaram criar uma conta no portal, gratuitamente.
No momento da inscrição no ProUni 2022/2, o estudante precisou informar os dados familiares para registro da renda e selecionar até duas opções de instituição, turno, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Veja passo a passo para fazer inscrição no ProUni
Puderam se inscrever no ProUni 2022/2 estudantes que se enquadraram em uma das seguintes situações:
- Ter concluído o ensino médio em escolas públicas ou particulares;
- Pessoa com deficiência;
- Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia.
Além disso, os candidatos deverão atender requisitos de renda para poder concorrer às bolsas ofertadas.
Bolsas integrais: estudantes que têm renda bruta familiar inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa (R$1.818).
Bolsas parciais (50%): pessoas que têm renda bruta familiar inferior a três salários-mínimos por pessoa (R$3.636).
Apenas professores da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica, não precisam comprovar renda para concorrer a bolsas em cursos de licenciatura.
Enem
Outro requisito obrigatório para se inscrever no ProUni 2022/2 é ter feito o Enem. Normalmente, o estudante precisa ter participado da última edição do exame educacional; no caso, do Enem 2021.
Uma das novidades desta edição é que os candidatos poderão utilizar tanto as notas do Enem 2021 quanto do Enem 2020.
As notas mínimas exigidas para participar são 450 pontos na média das provas objetivas e acima de zero na redação.
Números
O ProUni 2022/2 ofereceu aproximadamente 190 mil bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para cursos superiores de instituições de ensino particulares de todo o Brasil.
Novidades
Ao divulgar o edital do ProUni 2022/2, o Ministério da Educação (MEC) publicou também um Decreto e uma Portaria que normatizam o programa.
Os novos normativos incorporam ao ProUni as mudanças feitas pela Lei 14.350, sancionada no dia 26 de maio. Conheça quais são:
Escolaridade
A principal mudança é a inclusão de estudantes não bolsistas de escolas particulares, desde que atendam aos requisitos de renda e média mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Até o ProUni 2022/1, apenas estudantes da rede pública, professores e pessoas com deficiência (PcD) poderiam concorrer às bolsas.
Enem
O ProUni passa a aceitar as notas das duas últimas edições do Enem e não apenas a última. No caso do ProUni 2022/2, serão aceitas as notas do Enem 2020 e 2021.
Concorrência
No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela modalidade de concorrência (ampla concorrência ou ações afirmativas).
Haverá, ainda, uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.
Confira:
-
professor da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, independentemente de renda;
-
estudante que cursou o ensino médio integralmente em escola pública;
-
estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola pública e em escola particular com bolsa integral;
-
estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola pública e em escola particular com bolsa parcial ou sem bolsa;
-
estudante que cursou o ensino médio integralmente em escola particular com bolsa integral;
-
estudante que cursou o ensino médio integralmente em escola particular com bolsa parcial ou sem bolsa.
Veja todas as mudanças feitas pela Lei 14.350
ProUni
O ProUni é um programa do Governo Federal, criado em 2005, que concede bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.
Para concorrer às bolsas é preciso ter particiado de, pelo menos, uma das duas últimas edições do Enem e ter obtido média de 450 pontos ou mais, sem zerar a redação.
Saiba mais informações no edital do ProUni 2022/2 ou na página do ProUni do Super Vestibular.