UEMG adere integralmente ao Enem
A decisão ainda será regulamentada, mas já foi aprovada pelos conselheiros na reunião de 13 de fevereiro. Com isso, a UEMG não mais realizará vestibular próprio.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) decidiu por meio do seu Conselho Universitário (Conun), pela adesão integral ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para os cursos de graduação da instituição da modalidade presencial.
A decisão ainda será regulamentada, mas já foi aprovada pelos conselheiros na reunião de 13 de fevereiro. Com isso, a UEMG não mais realizará vestibular próprio. Nos últimos anos, a instituição ofertava 50% de suas oportunidades via processo seletivo e os outros 50% por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
As turmas para início no primeiro semestre de 2020 terão como porta de entrada somente o Enem. Os candidatos interessados em concorrer a uma das mais de 6 mil vagas ofertadas nas 20 unidades da UEMG, devem estar atentos ao cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela elaboração e realização do Enem.
No total, são oferecidos todos os anos vagas em 115 cursos de graduação em 16 municípios de Minas Gerais, sendo eles: Belo Horizonte, Abaeté, Barbacena, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.
Dentre as políticas que ainda serão regulamentadas está a distribuição das vagas pelo sistema de cotas. Nas últimas edições, a UEMG destinou metade das vagas para negros, indígenas, egressos de escola pública e pessoas com deficiência.
Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site da UEMG.