UEPA divulga locais de prova e concorrência e altera data do Prise 2017
No próximo ano o Prise será extinto, por isso só serão aplicadas provas da terceira etapa.
A Universidade Estadual do Pará (UEPA) divulgou os locais de prova e concorrência do Programa de Ingresso Seriado (Prise) 2017. Além disso, a universidade mudou a data do exame para não coincidir com a nova aplicação do Enem 2016. A nova data de aplicação das provas é dia 11 de dezembro de 2016, das 8h às 13h.
O exame terá 54 questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) e por uma redação.
A orientação é de que os candidatos cheguem com antecedência mínima de uma hora. Para realizar o exame é necessário apresentar o documento de identificação oficial e com foto e uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
Além da prova teórica, os candidatos inscritos para o curso de Música deverão realizar, nos dias 18 e 19 de dezembro, o exame habilitatório.
A lista de convocados para todos os cursos está prevista para ser liberada no final de janeiro de 2017.
Demais etapas
A partir de 2017, o Prise será extinto. O ingresso na UEPA será por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por esse motivo, não haverá realização de inscrições para a primeira e segunda etapa do vestibular seriado este ano.
A oferta é de 1.851 oportunidades, sendo 773 para a cidade de Belém e 1.078 para o interior. Os cursos estão distribuídos no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) e no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).
Concorrência
Para os inscritos nas vagas de ampla concorrência o curso mais disputado é o de Biomedicina, ministrado em Belém, que terá 24 candidatos concorrendo a cada vaga. Em seguida aparecem Fisioterapia e Medicina com 20,7 e 18,6 candidatos por vaga, respectivamente.
Já entre os cotistas Medicina é o mais concorrido, tendo registrado 9,4 inscrições para cada oportunidade oferecida. Fisioterapia é a segunda mais disputada com 7,8 candidatos por vaga e Biomedicina aparece em terceiro lugar com 7,3 inscritos para cada vaga.
Outras informações podem ser obtidas no Edital do Prise 2017 ou no site da UEPA.