UERJ 2023: vestibular será em fase única e em dezembro
Provas contarão com 60 questões objetivas e uma redação.
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) divulgou nesta sexta-feira, 13 de maio, que o Vestibular 2023 da instituição será realizado em fase única.
A instituição informou que o exame será aplicado no dia 4 de dezembro deste ano.
Os candidatos deverão responder 60 questões objetivas e produzir uma redação.
O anúncio da UERJ foi feito pelo perfil da universidade no Twitter. Veja:
Obras literárias
A UERJ já definiu as obras literárias que serão cobradas no Vestibular 2023, são elas: "Niketche", de Paulina Chiziane, para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas; e "Não me abandone jamais", de Kazuo Ishiguro, para a redação.
Fase única
A mudança do formato do processo seletivo da UERJ ocorreu devido à pandemia da Covid-19. Com isso, os processos seletivos de 2021 e 2022 tiveram de ser adaptados.
A instituição deixou de realizar o Exame de Qualificação e o Exame Discursivo e passou a aplicar um exame único composto por questões objetivas e uma redação.
Como era o vestibular da UERJ
O vestibular da UERJ era formado por duas etapas. A primeira consistia nos exames de qualificação, aplicados duas vezes ao ano de forma independente. Os candidatos poderiam fazer uma ou as duas edições, nesse último caso era aproveitado apenas o melhor desempenho.
Os exames de qualificação contavam com 60 questões objetivas.
Passavam para a segunda etapa apenas os participantes que atingiam ao menos 40% de aproveitamento nos exames de qualificação.
Na segunda etapa, a seleção contava com uma prova de redação e duas provas específicas aos cursos de escolha.