UERJ publica concorrência do seu Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2015
Exames serão aplicados neste domingo, 30 de novembro. No total, são oferecidas 5.971 vagas.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) liberou nesta quarta-feira, 26 de novembro, a concorrência do seu Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2015. Foram disponibilizadas além das relações de candidatos por vaga da Universidade do Estado, a da Uezo e do CBMERJ. Confira:
Concorrência Exame Discursivo UERJ 2015
Os exames serão aplicados neste domingo, 30 de novembro, das 09h às 14h. Na ocasião, os concorrentes serão condicionados a três provas discursivas, sendo uma de Língua Portuguesa Instrumental com Redação para todos os cursos e duas de disciplinas específicas, conforme o curso escolhido. Cada uma delas vale 20 pontos, totalizando 80 pontos no Exame Discursivo.
O cartão de confirmação de inscrição do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2015 já foi divulgado. O documento, no qual constam os locais de prova, deve ser apresentado pelos candidatos no dia do certame.
Locais de prova UERJ 2015
Participarão do certame candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos Exames de Qualificação realizados pela universidade nos dias 08 de junho e 14 de setembro. Nessa primeira fase, eles responderam questões objetivas sobre disciplinas das áreas de conhecimento em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
As notas do exame discursivo serão divulgadas em 12 de dezembro e a publicação do resultado final está prevista para 24 de janeiro de 2015, com matrículas entre os dias 27 e 29 do mesmo mês.
Oportunidades
No total, são oferecidas 5.971 vagas. Destas, 5.701 são para a UERJ, 220 para os cursos de graduação do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e 50 destinam-se para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Na UERJ e na Uezo, 45% das vagas são reservadas para o Sistema de Cotas, sendo 20% para autodeclarados negros ou indígenas, 20% para oriundos da rede pública e 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Mais informações podem ser obtidas no Manual do Candidato.