UERJ: segundo Exame de Qualificação do Vestibular 2017 é adiado
Provas estavam marcadas para 11 de setembro, mas agora serão aplicadas em 16 de outubro
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou nesta quinta-feira, 7 de julho, que as provas do segundo Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2017 foram adiadas. A instituição alegou que é reflexo da crise financeira pela qual está passando.
Há quase quatro meses em greve, a universidade afirmou que a decisão pelo adiamento não é técnica, mas política. “O adiamento amplia a visibilidade dos problemas da Uerj e beneficia os alunos das escolas estaduais, que ainda estão em greve”, afirmou a vice-reitora de graduação, Maria Georgina Muniz Washington.
Os exames estavam previstos para o dia 11 de setembro. Segundo o cronograma do processo seletivo, o período de inscrições para o 2º EQ deveria começar em 13 de julho e seguir até 8 de agosto. Os pedidos de isenção de taxa foram feitos de 15 a 17 de junho.
Novas Datas
Conforme esta nota divulgada na tarde de hoje, o segundo Exame de Qualificação da UERJ 2017 deve ser aplicado no dia 16 de outubro. Já as inscrições agora poderão ser feitas de 18 de agosto a 7 de Setembro.
As datas do Exame Discursivo também mudaram. Antes ele seria realizado no dia 4 de dezembro; agora, será no dia 11 do mesmo mês. Quem for aprovado em um dos exames de qualificação poderá se inscrever de 19 de outubro a 7 de novembro.
Vestibular 2017
As inscrições para o primeiro Exame de Qualificação da UERJ 2017 foram recebidas de 21 de março a 18 de abril. Mais de 80 mil candidatos se inscreveram. As provas foram aplicadas no dia 12 de junho, mas a instituição não informou o número de inscritos que faltaram. O resultado foi liberado em 21 de junho.
O Exame concede bônus para o Exame Discursivo, marcado para o final do ano. Quem acertou mais de 70% das questões ganhou conceito A e leva 20 pontos para as provas discursivas. De 60% até 70% ganhou conceito B (15 pontos), de 50% até 60% ganhou C (10 pontos) e de 40% a 50% ganhou D (5 pontos). Quem acertou menos de 40% da prova foi reprovado.
Os candidatos reprovados e os classificados que desejam aumentar o bônus também poderão participar do 2º Exame de Qualificação 2017.