UERJ: Vestibular Estadual 2021 é adiado
Universidade fluminense tomou medida por causa do número crescente de casos de coronavírus no estado
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) resolveu adiar o Vestibular Estadual 2021 em razão do número crescente de casos de coronavírus na capital e no interior fluminense. O anúncio foi feito hoje, 8 de fevereiro, por meio deste documento.
Um parecer divulgado universidade mostra um número elevado de óbitos pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e uma taxa de distanciamento social inferior a 50% na cidade do Rio de Janeiro. Por isso, recomenda a proibição de qualquer evento de aglomeração, como o vestibular.
Com o adiamento do vestibular, o Exame de Qualificação (EQ) 2021, que ocorreria no dia 28 de fevereiro em todo o estado do Rio de Janeiro, e cujos locais de prova sairiam amanhã (9), foi cancelado.
Novo vestibular
O vestibular da UERJ agora será reformulado e contará com apenas uma prova com questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação. Esse exame único está marcado para o dia 2 de maio.
Segundo a instituição, os 46.209 candidatos inscritos no Exame de Qualificação estão automaticamente cadastrados nesse novo processo seletivo. Ainda conforme o UERJ, os concorrentes deverão escolher o curso de graduação e se vão participar do sistema de cotas em breve.
A universidade ressalta que dois livros de literatura permanecem entre os conteúdos cobrados: “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, para a área de Linguagens da parte objetiva, e “1984”, de George Orwell, para a redação.
Para mais detalhes, acesso site da UERJ.
Como era o vestibular da UERJ
Antes da pandemia do coronavírus, a UERJ realizava dois exames de qualificação. Os candidatos que obtinham 40% da prova, pelo menos, tinham direito de fazer o exame discursivo. Era somente nessa etapa que os estudantes escolhiam o curso de graduação. Geralmente, a universidade oferece mais de 5 mil vagas gratuitas.