Ufopa solta resultado do seu Vestibular 2022 via Enem
O vestibular da Ufopa ofereceu 1.400 vagas para 42 cursos de graduação. As aulas do primeiro semestre deste ano iniciam dia 19 de setembro.
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) soltou hoje, 03 de junho, o resultado do seu processo seletivo de 2022, que utilizou a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 ou 2021. Confira:
Agora, os candidatos deverão apresentar a documentação exigida em até 13 de junho, por meio deste link, junto com a documentação exigida e listada neste mesmo endereço eletrônico.
Os candidatos não selecionados na primeira convocação e que desejarem continuar concorrendo às vagas remanescentes para a segunda convocação deverão manifestar interesse no campo disponível no link https://www.ufopa.edu.br/psr2022/login, até 17 de junho.
As aulas do primeiro semestre deste ano iniciam dia 19 de setembro. A nota de cada candidato foi a média aritmética das cinco provas que compõem o exame.
O Vestibular
A Ufopa fez a consulta ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) informado pelo candidato na inscrição. Os candidatos tiveram que preencher corretamento os dados solicitados, inclusive o perfil socioeconômico.
Confira abaixo os critérios de eliminação automática no processo:
- Ter faltado algum dos dias do Enem
- Ter obtido menos de 450 pontos na Redação do Enem
- Ter obtido média menor que 400 pontos nas quatro áreas de conhecimento do Enem: Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Oportunidades
O vestibular da Ufopa ofereceu 1.400 vagas para 42 cursos de gradução. Veja abaixo a distribuição das vagas:
- Campus Santarém: 1.130 vagas
- Campus Alenquer: 36 vagas
- Campus Monte Alegre: 36 vagas
- Campus Oriximiná: 54 vagas
- Campus Itaituba: 36 vagas
- Campus Juriti: 72 vagas
- Campus Óbidos: 36 vagas
Cotas
Do total das vagas, 703 foram reservadas conforme a Lei de Cotas. Estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas ocuparão todas as vagas reservadas.
Dentre essas vagas, houve percentuais destinados especificamente a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, pessoas com deficiência e candidatos de baixa renda.
Mais informações disponíveis no edital do processo.