☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFPE aprova pesos e notas mínimas para ingresso em seus cursos de graduação em 2015

UFPE aprova pesos e notas mínimas para ingresso em seus cursos de graduação em 2015

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade

Publicado por Érica Caetano
14/10/2014 09h23 , atualizado em 14/10/2014 09h28

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou ontem, 13 de outubro, após aprovação nesta mesma data, que utilizará pesos e notas mínimas nas provas de seus certames referentes ao ano de 2015. As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da Universidade, em reunião realizada no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE. 

Pela primeira vez, a prova de redação terá valores variáveis, de acordo com o curso de graduação concorrido pelo candidato. Medicina, por exemplo, terá peso 1 e nota mínima 400 na redação. Já Direito, apesar da nota mínima similar, terá peso 3 na mesma prova. Está previsto de ser divulgado ainda hoje, no site da UFPE, a tabela completa dos pesos e notas mínimas de todos os cursos.

Para o ingresso em cursos presenciais nos três campi da Universidade, a seleção será realizada via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação. Para isso, os inscritos devem realizar os testes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ficarem atentos aos pesos para cada uma das áreas avaliadas e a redação, além da nota mínima por curso.

Este procedimento só terá exceção nas graduações de Dança (Licenciatura), Música/Canto (Bacharelado), Música/Instrumento (Bacharelado), Música (Licenciatura) e Química (Bacharelado), onde nesses os candidatos serão avaliados via Enem e não pelo SiSU. Além disso, no caso dos cursos de Dança e Música, além da nota do Exame, os candidatos deverão realizar ainda os Testes de Habilidades Específicas (THE). Quem optar pelo Bacharelado em Química cursará um semestre letivo na Universidade, após o qual será submetido à nova avaliação.

Outras novidades

Além da aprovação dos pesos e notas mínimas no certame, a UFPE também anunciou nesta segunda-feira outra novidade no que diz respeito a reserva de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. Para a seleção deste ano, serão reservadas 37,5% do total de vagas ofertadas para os inscritos que preencherem tal pré-requisito.

Também foram fixados critérios de inclusão regional para estudantes do interior do estado que optarem por cursos dos campi da UFPE Agreste (CAA) e em Vitória de Santo Antão (CAV). Para estes que, além disso, tenham concluído o ensino fundamental e médio em escolas regulares e presenciais das regiões Agreste e da Zona da Mata, será acrescido 10% no argumento final de classificação do Enem. No entanto, o bônus só é válido para aqueles estudantes de escolas públicas e privadas, não sendo cumulativo com o benefício da cota.

Vestibular 2015

A UFPE irá ofertar mais de 6,5 mil vagas entre 100 cursos de graduação dos seus três campi no Vestibular 2015, com inscrições a serem divulgadas posteriormente. Do total de vagas, 40 destinam-se são para o curso de Comunicação Social, que será ofertado pela primeira vez, no Centro Acadêmico do Agreste. Os pesos e notas mínimas desta nova graduação são similares aos do curso de Jornalismo do Campus Recife. 

Para a segunda entrada de 2015, ainda serão oferecidas, por meio de nova seleção, vagas para os cursos de Engenharia do Recife e de Engenharia Civil do Agreste. Nesse caso, serão utilizadas as notas do Enem e aplicadas as provas especificas do exame da Comissão de Vestibular (Covest) da UFPE. A Universidade aprovou este ano a entrada através do SISU por quase todos os seus cursos oferecidos. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site da instituição.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho


Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023