☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFPE aprova pesos e notas mínimas para ingresso em seus cursos de graduação em 2015

UFPE aprova pesos e notas mínimas para ingresso em seus cursos de graduação em 2015

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade

Publicado por Érica Caetano
14/10/2014 09h23 , atualizado em 14/10/2014 09h28

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou ontem, 13 de outubro, após aprovação nesta mesma data, que utilizará pesos e notas mínimas nas provas de seus certames referentes ao ano de 2015. As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da Universidade, em reunião realizada no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE. 

Pela primeira vez, a prova de redação terá valores variáveis, de acordo com o curso de graduação concorrido pelo candidato. Medicina, por exemplo, terá peso 1 e nota mínima 400 na redação. Já Direito, apesar da nota mínima similar, terá peso 3 na mesma prova. Está previsto de ser divulgado ainda hoje, no site da UFPE, a tabela completa dos pesos e notas mínimas de todos os cursos.

Para o ingresso em cursos presenciais nos três campi da Universidade, a seleção será realizada via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação. Para isso, os inscritos devem realizar os testes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ficarem atentos aos pesos para cada uma das áreas avaliadas e a redação, além da nota mínima por curso.

Este procedimento só terá exceção nas graduações de Dança (Licenciatura), Música/Canto (Bacharelado), Música/Instrumento (Bacharelado), Música (Licenciatura) e Química (Bacharelado), onde nesses os candidatos serão avaliados via Enem e não pelo SiSU. Além disso, no caso dos cursos de Dança e Música, além da nota do Exame, os candidatos deverão realizar ainda os Testes de Habilidades Específicas (THE). Quem optar pelo Bacharelado em Química cursará um semestre letivo na Universidade, após o qual será submetido à nova avaliação.

Outras novidades

Além da aprovação dos pesos e notas mínimas no certame, a UFPE também anunciou nesta segunda-feira outra novidade no que diz respeito a reserva de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. Para a seleção deste ano, serão reservadas 37,5% do total de vagas ofertadas para os inscritos que preencherem tal pré-requisito.

Também foram fixados critérios de inclusão regional para estudantes do interior do estado que optarem por cursos dos campi da UFPE Agreste (CAA) e em Vitória de Santo Antão (CAV). Para estes que, além disso, tenham concluído o ensino fundamental e médio em escolas regulares e presenciais das regiões Agreste e da Zona da Mata, será acrescido 10% no argumento final de classificação do Enem. No entanto, o bônus só é válido para aqueles estudantes de escolas públicas e privadas, não sendo cumulativo com o benefício da cota.

Vestibular 2015

A UFPE irá ofertar mais de 6,5 mil vagas entre 100 cursos de graduação dos seus três campi no Vestibular 2015, com inscrições a serem divulgadas posteriormente. Do total de vagas, 40 destinam-se são para o curso de Comunicação Social, que será ofertado pela primeira vez, no Centro Acadêmico do Agreste. Os pesos e notas mínimas desta nova graduação são similares aos do curso de Jornalismo do Campus Recife. 

Para a segunda entrada de 2015, ainda serão oferecidas, por meio de nova seleção, vagas para os cursos de Engenharia do Recife e de Engenharia Civil do Agreste. Nesse caso, serão utilizadas as notas do Enem e aplicadas as provas especificas do exame da Comissão de Vestibular (Covest) da UFPE. A Universidade aprovou este ano a entrada através do SISU por quase todos os seus cursos oferecidos. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site da instituição.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Gabarito do Enem 2024 é divulgado

O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.


Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações

Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras


Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.


Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar

Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana


Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas

Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito


Local de prova do Enem 2024 é divulgado

As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.


Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)

As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.


Inscrição do Fies 2024/2 está aberta

Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010


MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024

Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo


MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024

Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil


Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta

Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)


MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho