UFPE recebe inscrições para dois cursinhos gratuitos
Professores do Terceiro Milênio e Projeto Portal têm cadastro presencial.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com inscrições abertas para dois cursinhos populares. Os projetos de extensão preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os cursinhos são voltados para estudantes que estejam matriculados no ensino médio, assim como quem já terminou, em escolas públicas.
Professores do Terceiro Milênio
O Programa Professores do Terceiro Milênio é um dos cursinhos que está com inscrições abertas. Seu cadastro termina em 23 de janeiro e deve ser feito presencialmente, na Secretaria do pré-acadêmico –
CCEN – Área 2 da UFPE, em Recife. O horário de funcionamento é das 13h às 17h e a taxa é de R$ 5 ou um quilo de alimento não perecível (exceto sal). Veja a documentação necessária.
O cursinho preencherá 70 vagas à tarde e 90 no período da noite, ambas as turmas em Recife/PE.
Os candidatos passarão por uma prova de seleção. Os locais serão informados em 24 de janeiro e o teste será realizado no dia 28 seguinte, no mesmo local onde foram feitas as inscrições.
A prova de seleção será composta por 40 questões objetivas de Português, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia.
O resultado será publicado em 2 de fevereiro. Os candidatos serão matriculados nos dias 6 e 7 seguintes. Os convocados participarão do curso de nivelamento a partir do dia 19 seguinte, com prova em 9 de março.
Portal UFPE
O cursinho Portal recebe inscrições até 1º de fevereiro, presencialmente, no Diretório Acadêmico de Medicina (Damuc), no Centro de Ciências da Saúde da UFPE. É preciso pagar R$ 20 para se inscrever e o atendimento é feito das 8h às 17h.
A oferta para o cursinho é de 140 vagas para o ano de 2018. As oportunidades são divididas da seguinte forma: até 15% para egressos Colégio Militar do Recife, IFPE, Colégio de Aplicação da UFPE ou Escola do Recife; até 25% para quem esteja no terceiro ano de escola pública; 60% para o restante da população.
A primeira etapa da seleção será constituída de uma prova de com 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, a qual será aplicada em 3 de fevereiro.
Os 200 selecionados na prova participarão da análise socioeconômica. A partir daí, sairão os 140 classificados no cursinho. O resultado final será divulgado em 10 de fevereiro.
As aulas serão de segunda a sexta, das 18h às 21h45, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos (eventualmente), das 8h às 12h.
Mais informações nos editais dos cursinhos.