UFS anuncia adesão integral ao SiSU a partir de 2014
Programa de Ações Afirmativas da Universidade não sofrerá alterações. Contudo, um sistema próprio de seleção será desenvolvido para o curso de Música.
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) tornou pública nesta quinta-feira, 25 de julho, a decisão do Conselho de Ensino, da Pesquisa e da Extensão da instituição (Conepe) de aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso em seus cursos de graduação, a partir de 2014.
A medida foi aprovada na Reunião Ordinária do Conepe do dia 27 de junho, por meio da resolução nº 25/2013, considerando a necessidade de diminuir as desigualdades sociais, garantindo-se o acesso de grupos menos favorecidos ao ensino superior público e de qualidade, a Lei nº 12.711/2012 e o Decreto nº 7.824/2012.
Em relação ao programa de ações afirmativas, a Universidade esclarece que a adesão ao SiSU não afetará em nada a reserva de vagas para candidatos oriundos da rede pública, estudantes com renda familiar bruta inferior e superior a 1,5 salário mínimo e autodeclarados pretos, pardos e indígenas .
Contudo, para o curso de Música, que há exigência de teste de habilidade específica, um sistema próprio de seleção será desenvolvido. Até o momento, apenas o desempenho obtido pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era utilizado. O aproveitamento das notas do Exame foi adotado na última seleção da UFS, que ofereceu 5.500 vagas em 106 opções de cursos presenciais.