UnB realiza evento em celebração a política de cotas na instituição
Encontro ocorre nesta quinta-feira no auditório da reitoria; instituição foi a primeira no país a adotar as cotas.
Acontece nesta quinta-feira, 06 de junho, das 08h às 18h30, na reitoria da Universidade de Brasília (UnB) um evento para lembrar e discutir os dez anos da utilização da política de cotas como ingresso de estudantes negros e vagas para índios na instituição.
A UnB foi a primeira universidade no Brasil a utilizar o sistema e na época causou bastante polêmica com a medida. Nos três primeiros anos de implantação, era necessário que aqueles candidatos que desejassem concorrer através das cotas fossem fotografados no momento das inscrições. As fotografias eram avaliadas por uma comissão que decidia o resultado antes das provas do certame.
Depois, a partir do primeiro processo seletivo ocorrido no ano de 2008, a UnB estabeleceu que esses candidatos deveriam ser avaliados através de entrevista pessoal gravada através de vídeo.
No ano passado, mais precisamente em 29 de agosto, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a Lei de Cotas. Com ela, 50% das vagas das instituições de ensino públicas federais devem ser para aqueles que estudaram durante todo o Ensino Médio da rede pública de ensino. As instituições têm até 2016 para se ajustarem à lei.
A UnB divulgou que disponibilizará 12,5% das vagas ofertadas em seu certame e através do Programa de Avaliação Seriada (PAS) para estudantes oriundos da rede pública a partir deste ano. Também continua valendo os 20% das vagas destinadas a candidatos afrodescentes.