Unicamp solta resultado dos pedidos de redução do Vestibular 2020
A inscrição no Vestibular Unicamp 2020, com redução parcial de taxa, somente se efetivará com a realização do pagamento do valor correspondente a 50% da taxa de inscrição.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou na manhã de hoje, 21 de agosto, o resultado das solicitações de redução parcial (50%) da taxa de inscrição do seu Vestibular 2020, a qual é de R$ 170.
A inscrição no Vestibular Unicamp 2020, com redução parcial de taxa, somente se efetivará com a realização do pagamento do valor correspondente a 50% da taxa de inscrição.
A solicitação teve que ser feita mediante o preenchimento do formulário eletrônico, disponível na página da Comvest.
Os candidatos beneficiados pela redução parcial da taxa deverão fazer sua posterior inscrição no Vestibular 2020, até o fim do prazo, que é 06 de setembro, sendo que a ficha de compensação emitida ao final do preenchimento do Formulário de Inscrição já será impressa com o valor da redução.
Para participar foi preciso ser estudante do ensino fundamental ou médio; curso pré-vestibular; curso superior, em nível de graduação ou pós–graduação, tendo remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, ou estar desempregados.
No dia 15 de agosto, os candidatos que realizaram a solicitação de redução deverão comparecer a Comvest, das 09h às 20h, munidos de cópias e originais dos documentos comprobatórios para serem apresentados.
Os pedidos de isenção já foram recebidos e os contemplados com a gratuidade foram conhecidos em 24 de julho.
Unicamp 2020
O processo seletivo oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.
Inscreva-se!
Conforme já tinha sido anunciado em março, o vestibular 2020 da Unicamp conta com mudanças em relação ao ano passado. Veja abaixo as principais:
- As provas da segunda fase serão realizadas agora em dois dias e não em três;
- Os estudantes ganham mais uma hora para fazer as provas da segunda fase;
- Antes, os inscritos faziam uma redação e respondiam questões discursivas de todas disciplinas do ensino médio. Agora, são matérias de acordo com o curso de escolha.
Cotas e PAAIS
Podem concorrer a vagas no sistema de cotas apenas os candidatos autodeclarados pretos e pardos que optarem por esta categoria. Os índices de 25% a 37,2% de cotas para pretos e pardos são obtidos com os 15% do Vestibular 2020 e 10% do Enem/Unicamp 2020.
Os candidatos que tenham cursado o ensino fundamental II e/ou o ensino médio integralmente em escola pública podem participar do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), recebendo a bonificação de acordo com as seguintes especificações:
- 40 pontos somados à nota final da primeira fase, de candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública
- 20 pontos somados à nota final da primeira fase de candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas da rede pública;
- 60 pontos para os candidatos que cursaram ambos os ciclos.
Veja mais detalhes sobre cotas e o PAAIS do Vestibular 2020 da Unicamp!
Vestibular
Segundo o cronograma divulgado, no dia 25 de outubro será divulgado o cartão com os locais onde será aplicada a primeira fase. As provas estão marcadas para o dia 17 de novembro e terão 90 questões objetivas de conhecimentos gerais.
O resultado da primeira etapa sairá no dia 9 de dezembro. Os selecionados farão provas nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020. Os estudantes deverão responder questões discursivas.
Interessados nos cursos de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo também deverão passar por testes de habilidades específicas.
Ainda conforme o calendário do processo seletivo, a lista de aprovados deve ser liberada no dia 10 de fevereiro.
Outros vestibulares
A Unicamp oferece ainda 639 vagas para candidatos que usarem as notas do Enem, 31 vagas regulares e 65 adicionais para o Vestibular Indígena e 100 vagas regulares e 14 adicionais para Vagas Olímpicas.
Para mais detalhes, acesse o Edital ou o site da Comvest.