Bacharelado ou Licenciatura – qual a diferença?
Além da escolha crucial de qual graduação cursar, é necessário definir a habilitação que profissional obterá ao final do curso.
A escolha de um curso de graduação parece ser um dos maiores desafios na vida do estudante. No entanto, a dúvida não fica apenas em qual área formar-se, é preciso escolher ainda onde e como atuar. A maioria dos cursos superiores oferece um leque de opções de atuação dentro da área escolhida.
Depois que o estudante opta pela graduação, é hora de escolher a modalidade do curso, se licenciatura, bacharelado ou ainda os dois, nos casos que oferecem essa opção. A licenciatura tem uma área de atuação praticamente definida, enquanto o bacharelado oferece algumas alternativas dentro do mercado de trabalho.
Licenciatura
Os cursos ofertados na modalidade de licenciatura habilitam o profissional para a carreira docente, podendo atuar na Educação Infantil e no Ensinos Fundamental e Médio. Durante os estudos, são ministradas disciplinas pedagógicas que são específicas para essa área, como Estrutura e Funcionamento da Educação Básica ou Didática Geral para atuar nos níveis médio e fundamental.
O aluno, além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, tem acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado. Como nos cursos de bacharelado, a licenciatura também propicia ao aluno dar continuidade aos estudos com especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
As principais licenciaturas são aquelas voltadas para a educação básica. Além da Pedagogia, há ainda Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Letras, Matemática, Química e outras.
Bacharelado
O bacharelado permite aos acadêmicos ter contato com inúmeras áreas de atuação da profissão, além do campo de pesquisas acadêmicas. Todo o curso visa à capacitação do aluno para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso.
Além de formar profissionais para os diversos campos de atuação da profissão, o bacharelado forma professores para o ensino superior. Nesse caso, a maioria das instituições exige, no mínimo, um curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização). Entre as principais graduações estão os cursos de Direito, Contabilidade (Ciências Contábeis), Biblioteconomia e Medicina.
Educação Física
A graduação em Educação Física é um dos exemplos em que é possível perceber a evidente diferença entre a licenciatura e o bacharelado. O profissional que é licenciado pode atuar como professor na Educação Básica, ou seja, na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio. Já aquele que é bacharel está apto para trabalhar em clubes, academias, hospitais e condomínios, além de exercer a função de Personal Trainer, não sendo permitido ao bacharel exercer a função do licenciado e vice-versa.
As duas modalidades de habilitação de um mesmo curso costumam ter em comum boa parte do currículo. No entanto, há disciplinas específicas para a formação de docentes, como há também para a formação de profissionais para atuação em outras áreas do mercado de trabalho. Existem alguns cursos que oferecem a opção de cursar duas habilitações juntas, como é o caso do curso de Letras. Porém, isso pode apresentar variações a depender da instituição.