Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
As unidades da UFRPE localizadas em Garanhuns e Serra Talhada foram criadas a partir do programa de extensão e interiorização do Ensino Superior, do Governo Federal.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco foi fundada em 1912, quando ainda recebia o nome de Escola Superior de Agricultura. A instituição tem o ensino voltado para as atividades ligadas às áreas de Ciências Agrárias, Humanas e Sociais, Biológicas, Exatas e da Terra.
Através do ensino, a instituição busca a evolução tecnológica e educacional de todo o estado de Pernambuco, de forma que consiga atender as necessidades e anseios da sociedade pernambucana. A instituição conta atualmente com mais de 17 mil estudantes, 900 técnicos e mais de mil docentes.
CAMPUS
Campus Dois Irmãos
Rua Dom Manoel de Medeiros, s/nº, Dois Irmãos, Recife - PE
(81) 3320-6000
Agronomia, Administração, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Gastronomia e Segurança Alimentar, Sistemas de Informação, Economia Doméstica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Ciências Agrícolas, Computação, Educação Física, Física, História, Letras – Português, Letras – Espanhol, Matemática, Pedagogia, Química, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Campus Garanhuns
Avenida Bom Pastor, s/nº, Boa Vista, Garanhuns - PE
(87) 3761-0882
Agronomia, Letras, Medicina Veterinária, Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharia de Alimentos.
Campus Serra Talhada
Fazenda Saco, s/nº, Serra Talhada - PE
(87) 3831-2053
Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas – Economia Rural, Ciências Econômicas – Engenharia de Pesca, Sistemas de Informação, Licenciatura Plena em Química, Administração, Zootecnia e Letras.
INFRAESTRUTURA
A UFRPE possui biblioteca, com acervo de aproximadamente 59 mil volumes, entre livros e folhetos, mais de mil títulos de periódicos e cerca de 600 filmes e documentários em fitas e DVDs, à disposição de alunos e docentes. Possui também quatro residências estudantis, com capacidade para mais de 200 alunos de ambos os sexos, laboratórios para pesquisa, núcleo de serviço à saúde, além de centro esportivo constituído por piscina semiolímpica, campo de futebol, quadra coberta e pista de atletismo. Conta ainda com hospital veterinário e centro de cirurgias de castração de cães e gatos.
FORMAS DE INGRESSO
Vestibular
A UFRPE não realiza vestibular tradicional, exceto para estudantes que desejam realizar as seguintes modalidades: reintegração, reopção, transferência e para portadores de diplomas. Para esses casos é realizado processo seletivo duas vezes ao ano, em datas previstas e com editais publicados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da instituição, nos quais são divulgados quais cursos possuem vagas disponíveis para esses tipos de acesso.
Enem e SiSU
Desde 2009, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) utiliza somente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única etapa de ingresso nos cursos de graduação que oferta, não possuindo vestibular tradicional, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC). Como a Universidade não possui vestibular tradicional e utiliza somente o desempenho do estudante no Enem, a seleção dos classificados se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), criado pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos que concorrem a vagas através do sistema de cotas também são selecionados através do SiSU. Para concorrer é preciso se inscrever e estar atento às datas de divulgação de resultados, estipuladas pelo MEC.
Sistema de Cotas
A UFRPE já está utilizando a Lei de Cotas nas vagas disponibilizadas para ingresso em seus cursos superiores. A instituição reserva 50% de suas vagas dos cursos de graduação para alunos da rede pública de ensino. Dentro dessa porcentagem, há o desmembramento para as cotas sociais, beneficiando estudantes de famílias que recebem até 1,5 salário mínimo e para os autodeclarados negros, pardos ou índios.
Ensino a Distância
O Núcleo de Educação a Distância da UFRPE está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e iniciou a oferta de cursos nessa modalidade em 2005. Dentre os cursos de graduação oferecidos pela instituição, no formato Ensino a Distância, estão Administração Pública, Sistemas da Informação, Artes Visuais Digitais, Computação, Física, História, Ciências Naturais, Letras e Pedagogia. A instituição também oferece pós-graduação neste formato.
PÁGINA ELETRÔNICA
REDES SOCIAIS