Universidade de Integração Internacional de Lusofania Afro-Brasileira - Unilab
A Unilab tem como objetivo integrar e contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural dos países que falam língua portuguesa.
Criada pelo então presidente Lula, a Universidade de Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) faz parte de um grupo constituído por quatros instituições de ensino federais que possuem caráter internacional. Foram idealizadas pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni, instituído em 2007.
O primeiro processo seletivo da Unilab ocorreu recentemente, em 2011, e já no primeiro ano obteve o êxito de ter mais de 3 mil inscritos. Com quase seis meses de funcionamento, a instituição já contava com 360 alunos matriculados. Em virtude do seu caráter internacional, a Universidade recebe alunos de outros países que falam língua portuguesa, como é o caso de Portugal, Angola, Moçambique, Timor-Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.
CAMPUS
Campus da Liberdade
Avenida da Abolição, nº 3, Centro, Redenção - CE
(85) 3332-1414
Agronomia, Administração Pública, Ciências da Natureza, Matemática, Enfermagem e Engenharia de Energias.
Campus São Francisco do Conde
Rua Juvenal Eugênio de Queiroz, s/nº, Bairro Baixa Fria, São Francisco do Conde - BA
(71) 8794-2264
História e Cultura da África e Gestão Governamental.
Campus Aurora
Localizado entre os municípios de Redenção e Acarape. Está em fase de construção.
Campus Palmares
Localizado no município de Acarape, cerca de 4 km do Campus da Liberdade.
Enfermagem, Engenharia de Energias, Ciências da Natureza e Matemática.
INFRAESTRUTURA
Por ter sido criada recentemente, a infraestrutura oferecida pela Unilab é nova e bastante completa. Dentre os itens que compõem os campi já construídos estão salas de aulas climatizadas, banheiros, bibliotecas, laboratórios, prédios de oficinas específicas, auditório, estacionamento e refeitórios.
FORMAS DE INGRESSO
Vestibular
Não possui.
Enem e SiSU
O primeiro processo seletivo da Unilab ocorreu em 2011. Para os candidatos brasileiros, foi avaliado o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Já os estudantes estrangeiros foram avaliados através do histórico escolar. Atualmente, esta é a única forma de ingresso que a instituição utiliza. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi utilizado recentemente pela Unilab. O SiSU é que avalia o desempenho e as notas obtidas pelos estudantes no Enem. Portanto, os interessados em ingressar na instituição, além de realizarem o Enem, precisam ficar atentos às inscrições do SiSU, para garantirem vagas nos cursos superiores.
Sistema de Cotas
Na Unilab, o sistema de cotas funciona da seguinte forma: os estudantes de nacionalidade brasileira e que tiverem cursado o Ensino Médio na rede pública de ensino ganham um bônus na pontuação obtida no Enem. Esse bônus pode variar, sendo maior para aqueles que estudaram por mais tempo na rede pública.
Ensino a Distância
A Unilab oferece cursos na modalidade Ensino a Distância em seis polos, localizados nos municípios de Redenção, São Francisco do Conde, Aracati, Aracoiaba, Limoeiro do Norte e Piquet Carneiro. É ofertado o curso superior em Administração Pública. Além de graduação, a instituição possui também especialização nas áreas de Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde.
PÁGINA ELETRÔNICA
REDES SOCIAIS