Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Bolsas de Estudos
  3. Fundação Estudar

Fundação Estudar

Programa Líderes Estudar concede bolsas para estudantes que já estão matriculados no ensino superior

Publicado por Érica Caetano
Para obter a bolsa da Fundação Estudar são avaliados aspectos acadêmicos e socioeconômicos
Para obter a bolsa da Fundação Estudar são avaliados aspectos acadêmicos e socioeconômicos

A Fundação Estudar, organização que atua no desenvolvimento de pessoal e profissional de jovens talentosos, possui um programa que concede bolsas de estudo no Brasil e exterior: o Líderes Estudar. Desde 1991, o processo seletivo para as bolsas recebe jovens de todo o país.

Para participar é preciso ser brasileiro e ter até 34 anos, estar cursando o ensino superior e com bom desempenho acadêmico. Também é visto como diferencial querer gerar transformações positivas para o país.

A modalidade da bolsa depende do estágio acadêmico que o estudante está (se está cursando graduação, se está aguardando aprovação em mestrado etc). São quatro categorias:

•    Graduação completa no Brasil;
•    Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior;
•    Graduação completa no exterior;
•    Pós-graduação no exterior.

A seletiva recebe cerca de 80 mil candidatos todo ano e, ao final de cada processo seletivo, algumas dezenas de jovens são contemplados com a bolsa de estudos e passam a receber todo o suporte da Comunidade de Líderes. Essa comunidade é formada por pessoas já beneficiadas pelo programa e ajuda o novo bolsista a se desenvolver.

Não é preciso ter limite de renda para se inscrever, mas o candidato tem que passar pelas etapas da seleção do programa, que são seis consecutivas e eliminatórias. Elas estão listadas abaixo:

•    Inscrição;
•    Testes de perfil e lógica e análise da trajetória;
•    Avaliação de vídeo;
•    Entrevista de competências;
•    Painel com líderes Estudar (presencial em São Paulo);
•    Painel final (presencial em São Paulo).

As quatro primeiras etapas são realizadas via internet e as duas últimas etapas são presenciais. 

É necessário realizar inscrição e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 75, mas aqueles que não têm condição de pagá-la podem solicitar isenção durante o processo de inscrição. Todos os pedidos passam por um cuidadoso processo de avaliação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No primeiro teste, o estudante será avaliado em questões de raciocínio lógico e língua portuguesa, além da análise da trajetória. É feita também a avaliação do vídeo solicitado durante o cadastrado de inscrições. Até esta fase todas as etapas são realizadas de forma on-line.

Após essa etapa, o candidato parte para a fase presencial. A primeira delas é a entrevista de competência e, posterior a ela, no caso de aprovado, tem o “painel com ex-bolsistas”, onde os selecionados passam por uma entrevista com bolsistas da Fundação. 

Por último, os classificados passam por uma entrevista coletiva com membros da Diretoria e do Conselho da Líderes Estudar. 

Valor da Bolsa

O valor da bolsa é parcial e definido de acordo com o perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, além de sua condição familiar, profissional e socioeconômica. A bolsa pode variar de 5% a 95% em relação ao valor solicitado pelo candidato.

A bolsa de estudos é concedida para cobrir o pagamento do curso e/ou despesas de manutenção, como moradia, transporte, alimentação e livros.

Caso seja contemplado, o estudante deve doar, por mês, 10% do seu salário após ter se formado para o Programa Líderes Estudar, até que alcance o valor que foi disponibilizado, com os ajustes e correções monetárias do período.

Mais informações: https://lideres.estudar.org.br/

 

Veja também

Unifesp começa a aplicar as provas do Vestibular Misto 2022
Serão utilizadas pela Unifesp as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e de suas próprias provas para a aprovação dos candidatos no Vestibular Misto 2022. 

Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro

Vestibular da UERJ exige preparação específica; veja dicas
Em razão da pandemia do coronavírus, processo seletivo alterou o formato para evitar aglomerações

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.

1ª reclassificação do Vestibular 2021/2 de vagas remanescentes da UERJ está disponível
Os convocados devem realizar pré-matrícula e aceite da inscrição em disciplinas da classificação de forma online no período de 24 e 25 de janeiro.

UEMG inscreve para o Vestibular 2022
O processo seletivo havia sido extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem e agora retorna neste ano.

Edital do SiSU 2022/1 é divulgado
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram