A Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS) não oferece mais o Curso Estadual Preparatório para o Vestibular (CEPV). O projeto foi substituído por vários aulões para o Enem ministrados em parcerias com faculdades e escolas do estado.
Iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, o Curso Estadual Preparatório para o Vestibular (CEPV) foi criado com a proposta de oportunizar uma preparação de qualidade para vestibulares a jovens e adultos carentes. Em funcionamento de 2001 a 2015, o cursinho era oferecido no sistema semiextensivo com duração de quatro meses.
Durante esse tempo, os estudantes assistem a quatro aulas diárias, de 45 minutos cada, sendo sempre de segunda a sexta-feira, no período noturno. Podem inscrever-se no CEPV egressos ou concluintes do ensino médio e/ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas, além de estudantes que tenham cursado o maior número de anos na rede pública.
Para participar, o candidato precisa preencher formulário de inscrição, disponível no site da secretaria da educação, além de apresentar cópia da documentação exigida. Metade das oportunidades é destinada para a população indígena, afrodescendente e pessoas com necessidades especiais. O curso é oferecido nas escolas estaduais de municípios com população acima de 15 mil habitantes, o que consiste, atualmente, em quase 50 instituições.
Coordenação
Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul