Com o objetivo de oferecer a jovens carentes a possibilidade de adquirir e produzir conhecimentos científicos para intervir no seu território de origem, o Ministério da Educação (MEC) criou, em 2005, o Programa Conexões de Saberes.
Voltado para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escola pública ou em colégio cenecista, o programa foi adotado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no ano seguinte, sendo conhecido também como Pré-Enem da UFAL.
Suas atividades são monitoradas na Pró-Reitoria de Extensão-Proex e oferece a jovens universitários de origem popular a possibilidade de adquirir e produzir conhecimentos científicos e, a partir disso, intervir em seu território de origem.
Realizado anualmente, oferece 300 vagas e seu processo seletivo é composto por análise socioeconômica e prova de conhecimentos. Já as aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e, aos sábados, das 9h às 12h, por alunos de licenciatura da UFAL.
Para participar, o candidato deve estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou ter concluído o segundo grau em escola pública, além de possuir renda familiar de no máximo três salários mínimos. As vagas são destinadas para 12 sedes diferentes: Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Satuba, Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios, Conjunto Graciliano Ramos, Conjunto Osman Loureiro, Benedito Bentes I, Chã da Jaqueira, Centro de Estudos e Pesquisa Avançada (Cepa) e Bom Parto. Ao todo, mais de 600 alunos do Pré-vestibular foram aprovados na UFAL.
Endereço
Av. Lourival de Melo Mota, s/n, Campus A.C. Simões
Contato
(82) 3214-1091
Mais informações
conexoesufal@hotmail.com ou http://dialogosaberes.blogspot.com.br/