O pré-vestibular específico para surdos, cujas aulas são ministradas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi criado em agosto de 2014 pelo professor Rafael Dias Silva, na cidade de São Paulo. O foco do cursinho é estimular os jovens a aprimorarem os estudos, preparando-os para serem aprovados em instituições de curso superior brasileiras.
Para participar, é necessário que o aluno tenha estudado em escolas públicas. O interessado deve entrar em contato por e-mail e solicitar a ficha de inscrição. Em seguida, é necessário devolvê-la, preenchida e assinada, e apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e exame médico (comprovante de surdez). São oferecidas 25 vagas por ano. Se a procura ultrapassar esse número, é realizado um sorteio.
As aulas em Libras, linguagem materna dos surdos, são ministradas por professores de diversas disciplinas. O foco do preparatório é o vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os estudantes também contam com aulas específicas de compreensão de gráficos e tabelas e de produção de textos. As aulas ocorrem de agosto a dezembro, aos sábados, entre as 10h e as 16h, na Escola Dom João Maria Ogno.
O cursinho, que também conta com pedagogos, é gratuito e mantido pela empresa Libras na Ciência, localizada na Incubadora Habits no campus Leste da Universidade de São Paulo (USP), junto com a colaboração de instituições parceiras.
Endereço
Escola Dom João Maria Ogno, localizada na Vila Matilde, zona leste da cidade de São Paulo
Contato
rafael.dias.silva@usp.br
Mais informações
Facebook