Logo Super Vestibular

Libras na Ciência

Preparatório gratuito, específico para surdos que estudaram em escolas da rede pública, foca no Enem e no Vestibular da Fuvest

Publicado por Silvia Tancredi

O pré-vestibular específico para surdos, cujas aulas são ministradas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi criado em agosto de 2014 pelo professor Rafael Dias Silva, na cidade de São Paulo. O foco do cursinho é estimular os jovens a aprimorarem os estudos, preparando-os para serem aprovados em instituições de curso superior brasileiras.

Para participar, é necessário que o aluno tenha estudado em escolas públicas. O interessado deve entrar em contato por e-mail e solicitar a ficha de inscrição. Em seguida, é necessário devolvê-la, preenchida e assinada, e apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e exame médico (comprovante de surdez). São oferecidas 25 vagas por ano. Se a procura ultrapassar esse número, é realizado um sorteio.

As aulas em Libras, linguagem materna dos surdos, são ministradas por professores de diversas disciplinas. O foco do preparatório é o vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os estudantes também contam com aulas específicas de compreensão de gráficos e tabelas e de produção de textos. As aulas ocorrem de agosto a dezembro, aos sábados, entre as 10h e as 16h, na Escola Dom João Maria Ogno.

O cursinho, que também conta com pedagogos, é gratuito e mantido pela empresa Libras na Ciência, localizada na Incubadora Habits no campus Leste da Universidade de São Paulo (USP), junto com a colaboração de instituições parceiras. 

Endereço
Escola Dom João Maria Ogno, localizada na Vila Matilde, zona leste da cidade de São Paulo

Contato
rafael.dias.silva@usp.br

Mais informações
Facebook

Veja também

Cursinho Pré-Enem 2020 (DF) recebe inscrições
Estão sendo oferecidas pelo cursinho 1.000 oportunidades para a seletiva Enem 2020. As aulas têm duração de quatro horas e são ministradas turno vespertino.

UEA abre prazo de isenção do Vestibular 2021 e SIS 2020
Para fazer o pedido é preciso preencher os requisitos exigidos. Prazo vai até 02 de outubro.

PUC-Rio fecha inscrições do Vestibular 2021
Estão sendo oferecidas 1.413 vagas em diversos cursos de graduação, os quais estão separados em cinco grupos de acordo com a área. 

Pedidos de isenção e redução do Vestibular 2021 da Unesp são recebidos até hoje (27)
A previsão é que o resultado dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição do Vestibular 2021 da Unesp seja divulgado no dia 02 de novembro.

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.