O Curso Pré-Vestibular da Universidade Federal do Ceará (CPV-UFC) foi criado no ano de 1992 pelo Professor Antônio de Albuquerque Filho, até então reitor da universidade. O objetivo era facilitar o acesso dos alunos de escolas públicas às Instituições de Ensino Superior. Inicialmente, o cursinho foi oferecido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por isso era totalmente gratuito, o que não acontece mais.
No ano de 2000, devido à grande demanda de alunos e o fim do convênio com o MEC, houve a necessidade de aumentar o número de vagas e consequentemente passar a cobrar uma taxa mensal dos estudantes. O número de carteiras subiu de 300 para 800 e a instituição passou a cobrar uma mensalidade no valor referente a 10% do salário-mínimo.
Tópicos deste artigo
Aulas
As aulas são ministradas pelos professores da UFC no Campus do Pici (Av. Humberto Monte, S/N – Pici, Fortaleza), de segunda a sexta-feira das 18h30 às 22h e aos sábados das 8h ás 11h. Atualmente, os alunos são divididos em seis turmas e, durante os nove meses de aulas, são ministrados conteúdos referentes às matérias de Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Português.
Para se matricular no cursinho os alunos precisam já ter concluído ou estar matriculado no 2° ou 3° anos do ensino médio. No ato da inscrição, que acontece no próprio campus da UFC, é necessário apresentar os documentos pessoais, incluindo certificado de conclusão ou comprovante de matrícula no ensino médio, efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 60 e doar uma resma de papel A4.
As matrículas são realizadas até o preenchimento de todas as vagas disponíveis. Os alunos devem, ainda, arcar com o material didático necessário para a realização do curso. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3366 9780 ou pelo e-mail cursinhoufc@gmail.com.