Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Cursinhos Comunitários
  3. Pernambuco
  4. Pré-Acadêmico Vestibular Solidário

Pré-Acadêmico Vestibular Solidário

O Pré-Acadêmico Vestibular Solidário da UFPE tem como foco a preparação de estudantes para as provas do Enem

Publicado por Érica Caetano
O preparatório é oferecido gratuitamente pela UFPE
O preparatório é oferecido gratuitamente pela UFPE

O Pré-Acadêmico Vestibular Solidário é um cursinho comunitário gratuito criado em 2001 por um ex-aluno da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu objetivo é ajudar estudantes de escolas públicas a estarem mais preparados para as provas dos vestibulares e, assim, ingressarem em universidades públicas do estado.

No início, o preparatório tinha foco nas provas do vestibular da UFPE e demais instituições públicas do estado. Com a adesão integral da UFPE ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o foco do cursinho passou a ser as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Atualmente, são ofertadas 100 vagas para uma turma extensiva anual, que prepara para o Enem e processo seletivo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Do total de vagas, 80 vagas são destinadas aos 80 primeiros colocados por ordem decrescente de classificação e 20 vagas são reservadas para travestis e transexuais.

Inscrições

Podem participar do Pré-Acadêmico Vestibular Solidário estudantes que concluíram ou estão concluindo no ano vigente o ensino médio em escola pública ou em colégio particular como bolsista integral. 

As inscrições acontecem todo ano e, geralmente, são iniciadas no mês de janeiro (para turmas do Extensivo), e no segundo semestre, normalmente no início do mês de julho ou agosto (turmas Intensivo -  com foco apenas de revisão e resolução de questões). 

As inscrições devem ser feitas pela internet, pagando taxa de R$ 10. Durante a inscrição os candidatos precisam preencher um formulário socioeconômico e uma carta de intenção.

Seleção

O processo seletivo para a turma anual consta de duas etapas. A primeira é a avaliação do questionário socioeconômico e da carta de intenção. Os 140 melhores classificados na primeira fase participam da segunda etapa, constituída por uma entrevista.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Antes da pandemia, a Pré-Acadêmico aplicava uma prova presencial com os candidatos. Essa prova era composta por 60 questões de todas as disciplinas do conteúdo programático do Enem, exceto redação e língua estrangeira.

Já para a turma Intensiva, é realizado um processo seletivo simplificado, por meio de uma prova de 30 questões com conteúdos específicos de Português, Matemática e Atualidades.

Aulas

As aulas do Pré-Acadêmico são oferecidas no Centro de Educação (CE) da UFPE, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30, e aos sábados, das 09h às 13h.  

O conteúdo programático oferecido tem foco nas provas do Enem. No entanto, também há a preparação para processos seletivos de instituições de ensino superior públicas, como é o caso do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). 

As aulas são ministradas voluntariamente por alunos de graduação e pós-graduação da UFPE e de outras instituições públicas e particulares. 

Não há mensalidade nem taxa para material didático, que é cedido gratuitamente por meio de apostilas durante todo o ano. É exigido como matrícula uma resma de folhas A4 de papel ofício, como forma de manutenção das atividades do Cursinho durante todo o ano.

Contato

E-mail: vestibularsolidario.ufpe@gmail.com
Telefone: (81) 9 8362-4486 / 9 8290-1950 / 9 9768-2744
Facebook: /vestibularsolidarioufpe
Twitter: @vs_ufpe
Instagram@vestibularsolidariope

Endereço
Avenida Professor Moraes Rego, nº 1.235, Centro de Educação da UFPE, Cidade Universitária, Recife - PE

Veja também

Inscrições para o SiSU 2022/2 terminam nesta sexta (1)
Nesta edição são oferecidas mais de 65 mil vagas em cursos de 73 instituições de ensino superior públicas.

Unitins divulga resultado do seu Vestibular 2022
A previsão é que as aulas comecem no dia 03 de agosto. Foram ofertadas 240 vagas distribuídas entre os cursos do campus Palmas.

Candidatos ao Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) já podem acessar locais de provas
Exame será aplicado neste domingo (3), das 13h30 às 17h30.

Mackenzie divulga aprovados no Vestibular 2022/2
Os convocados das unidades Higienópolis e Alphaville deverão se matricular de hoje até 07 de julho. Em Campinas até 19 de julho.

Pernambuco: FPS divulga resultado do Vestibular 2022/2
Instituição disponibilizou neste vestibular 62 vagas para Medicina e 168 para demais cursos de graduação.

UFT e UFNT publicam 2ª chamada do Vestibular 2022/2 via Enem
Etapa de matrículas online ocorre nos dias 5 e 6 de julho.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/2 da UFU termina hoje (30)
Inscrições podem ser feitas pela internet até às 16h. Taxa é de R$117.

UPE encerra nesta quinta-feira as inscrições do Vestibular EaD 2023
Estão sendo ofertadas 1.410 vagas distribuídas em 16 polos presenciais. Provas acontecem em agosto.

UEMA informa locais de prova do Vestibular 2022/2 de cursos a distância
Candidatos farão provas no dia 3 de julho, para concorrer a mais de 3,5 mil vagas em cursos da modalidade EaD.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da Acafe está disponível
Os participantes fizeram as provas em 12 de junho, das 13h às 18h20. 

Unisc solta resultado do seu Vestibular de Inverno 2022
Aprovados em Medicina devem se matricular presencialmente na próxima segunda (4), para demais candidatos prazo vai até sexta (1) pela internet.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.