O Cursinho Universidade ao Alcance de Todos (Unitodos) é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv). O objetivo do projeto é preparar estudantes de escolas públicas para provas de vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além dos alunos da rede pública, podem se inscrever também os bolsistas de colégios particulares. Os requisitos para seleção dos estudantes incluem também a comprovação de renda familiar de até dois salários-mínimos e residir na capital piauiense.
Tópicos deste artigo
Inscrições
Para participar, os interessados devem comparecer a uma das escolas onde serão realizadas as aulas e apresentar a documentação comprobatória: cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante da inscrição no Enem.
Não há processo seletivo e as inscrições ficam abertas enquanto todas as oportunidades não forem preenchidas, desde que sejam cumpridos os critérios.
Aulas
As aulas do UniTodos começam no mês de julho e seguem até as vésperas do Enem, em outubro. Elas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h.
Os estudantes contam com aulas de matemática, inglês, espanhol, filosofia, física, química, história, biologia, gramática, redação, geografia, sociologia, história da arte e literatura. O programa do cursinho prevê, ainda, dois simulados e duas revisões gerais.
Onde são realizadas as aulas?
Atualmente, são 24 unidades que funcionam como polos do Cursinho Unitodos, distribuídas na cidade de Teresina e também na zona rural. Os polos de realização das aulas são Associação de Moradores, Conselhos Comunitários, Grupo de Mães, Igrejas, dentre outros, que realizam trabalhos em parceria com a Semjuv.
Em média, o programa atende por ano 100 estudantes em cada escola, totalizando cerca de 2.400 vagas em cada ano. Não há a cobrança de mensalidades e os estudantes recebem o material didático gratuitamente.
Mais informações podem ser obtidas na Semjuv, pelo telefone (86) 3232-9647.