Desenvolvimento educacional, inclusão social e acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. Esses são os princípios do Pré-Vestibular Popular Alternativa, projeto de extensão da Universidade Federal Santa Maria (UFSM) em funcionamento desde o ano 2000. Iniciativa de graduandos da Universidade, o cursinho beneficia, por ano, quase 200 estudantes de baixa renda.
Com duração de sete meses, o projeto oferece curso extensivo com base no programa do vestibular da UFSM. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h45, e aos sábados, das 13h30 às 17h30. Oficinas, aulões, revisão, eventos e outras atividades paralelas compõem o programa do pré-vestibular. O projeto é oferecido sem nenhum custo.
Já o processo seletivo é constituído por duas etapas: análise socioeconômica e entrevista. Para participar, um dos critérios exigidos é ter renda familiar correspondente a até três salários mínimos. Seis coordenadores e 60 educadores voluntários compõem a equipe do Alternativa, que também beneficia portadores de necessidades especiais em seu pré-vestibular.
Coordenação
Prof. João Rodolpho Amaral Flôres
Endereço
Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1750, 4° andar, Sala 403 – (Prédio de Apoio Didático Comunitário)
Contato
(55) 3220-8366 ou (55) 9613-3326
Mais informações
http://www.ufsm.br/alternativa
pvalternativa@yahoo.com.br