Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Cursinhos Comunitários
  3. Paraíba
  4. Pré-Vestibular Solidário UFCG

Pré-Vestibular Solidário UFCG

A seleção para o Pré-Vestibular Solidário UFCG é realizada por meio de sorteio, na própria sede do cursinho, para aqueles que tenham realizado inscrição

Publicado por Érica Caetano
Aulas e material didático são gratuitos
Aulas e material didático são gratuitos

Criado em 2000 pela Pastoral Universitária de Campina Grande (PB), o curso Pré-Vestibular Solidário (PVS) tem como intuito auxiliar estudantes de baixa renda a se prepararem de forma mais adequada para os vestibulares de instituições de ensino superior públicas do estado da Paraíba. Além disso, o PVS trabalha com o objetivo de contribuir para a construção de políticas sociais afirmativas, viabilizando a ampliação das condições de acesso e permanência de jovens e adultos, oriundos de escolas públicas, na educação superior e, consequentemente, no mercado de trabalho futuramente.

Atualmente, o preparatório conta com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sendo desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da instituição, nos campi de Campina Grande, Cuité, Sousa, Sumé e Cajazeiras. 

Público

O PVS tem como público-alvo estudantes que já concluíram ou estejam concluindo o Ensino Médio e que sejam da rede pública de ensino ou bolsistas integrais da rede privada. A seleção do cursinho é realizada através de sorteio, dentro do limite de vagas oferecidas, para aqueles que se inscreveram nos prazos estabelecidos. 

A quantidade de vagas varia de acordo com a demanda e o ano. Geralmente, são 400 vagas para Campina Grande, 60 em Sousa, 100 postos para Cajazeiras, 80 para Cuité e 45 para Sumé. Aqueles que não são contemplados no sorteio ingressam em uma lista de espera. Já os sorteados estão isentos da taxa de inscrição do Vestibular da UFCG.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

As aulas do curso abordam disciplinas das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas, ou seja, as mesmas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas são ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação da UFCG, já que o projeto integra as bolsas de extensão da Universidade.

Em todas as unidades as aulas são realizadas de segunda a sexta-feira. O que muda é o horário. Veja:

Campina Grande: das 18h às 21h30
Cuité: das 18h às 21h30
Cajazeiras: das 18h às 21h30
Sousa: das 7h às 11h45 e das 18h30 às 22h30
Sumé: das 18h às 22h

Os participantes do Pré-Vestibular contam com sete salas de aula e biblioteca própria, com material didático e pedagógico de aporte. Também é fornecido gratuitamente ao estudante o material  utilizado nas aulas. O custo para o aluno fica somente na compra da camiseta obrigatória, já que a mesma é utilizada como uniforme.

Endereço
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Avenida Apligio Veloso, nº 882, Bodocongó, Campina Grande-PB

Telefone
(83) 2101-1382 

E-mail
prevestibular@ufcg.edu.br

Site
http://extensao.ufcg.edu.br/

Facebook
https://www.facebook.com/propex.ufcg

Veja também

IFRO prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020/2
Interessados em concorrer a mais de 2,1 mil vagas gratuitas precisam ter feito Enem entre 2009 e 2019

Confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina da Unifacs (BA)
Selecionados para as 70 vagas devem fazer registro acadêmico até a próxima sexta-feira, 5 de junho

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças
Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São Paulo: Unisa está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 58 vagas devem fazer provas no dia 12 de julho. Resultado está previsto para sair no final desse mês.

Coronavírus: Vestibular da UEM será aplicado em 2021 por conta da pandemia
O Vestibular de Inverno 2020 está suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Provas devem acontecer em fevereiro de 2021.

IFSuldeMinas inscreve para Vestibular 2020/2 via Enem
A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.

Enem 2020: Inep estende prazo para pagamento da taxa de inscrição
O Instituto anunciou também que aqueles participantes que não fizeram o pagamento da taxa deverão acessar a Página do Participante a partir desta quarta e emitir novo boleto, já que os emitidos anteriormente perderam a validade. 

PUCPR recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
A PUCPR não aplicará provas para o Vestibular 2020/2 devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As opções de ingresso na instituição mudam de acordo com o curso escolhido.

Enem 2020: pedidos para tratamento por nome social podem ser feitos
Pessoas que querem ser reconhecidas socialmente pela sua identidade de gênero podem fazer solicitação até próxima sexta-feira (29)

Cederj solta resultado do Vestibular 2020/2 via Enem
Os selecionados deverão realizar matrículas no próximo mês, nos dias 20 e 21 de julho, das 13h às 20h, nos polos do Cederj.

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.