Proporcionar aos afrodescendentes condições iguais para concorrer às provas dos vestibulares, bem como promover a ascensão social da comunidade negra e a redução da desigualdade racial por meio da educação, é este o objetivo do Instituto Cultural Steve Biko ao oferecer seu pré-vestibular. Fundado em 1992, por iniciativa de professores e estudantes negros, o cursinho é o primeiro voltado para estudantes negros de baixa renda.
Anualmente, são oferecidas cerca de 75 vagas para concluintes ou alunos que já concluíram o Ensino Médio. As inscrições para o processo seletivo normalmente acontecem de janeiro a fevereiro.
Para participar, o candidato deve pagar taxa de R$ 30 passar por duas etapas de seleção, sendo elas: responder a uma prova escrita com redação e 40 questões de Matemática e Língua Portuguesa, além de uma entrevista com dinâmica de grupo.
Apesr de não cobrar mensalidades, os aprovados na seleção precisam efetuar matrícula realizando o pagamento no valor de R$ 120.
As aulas são ministradas no turno noturno, das 18h45 às 22h e aos sábados das 13h30 às 17h30. Durante o curso, os alunos também estudam Cidadania e Consciência Negra a fim de contribuir para a elevação da autoestima e valorização de sua ancestralidade.
Nesses mais de 20 anos de existência, o Pré-Vestibular Steve Biko contribuiu para o acesso de mais de mil estudantes negros no ensino superior. A partir de agora, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) também é parceira do projeto.
Coordenação
Instituto Cultural Steve Biko – Tarry Cristina (Diretora Pedagógica)
Endereço
Rua do Paço, 04, 2º andar, salas 201/202, Largo do Carmo, Santo Antônio – Pelourinho, Salvador/BA
Contato
(71) 3241-8708
Mais informações
www.stevebiko.org.br ou secretaria@stevebiko.org.br