Reduzir as desigualdades sociais nas instituições públicas de ensino superior não é tarefa fácil de ser feita e, muito menos, acontece de um dia para o outro. Mas a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) vem trabalhando a fim de extinguir essa realidade. Para isso, criou o Projeto Universidade Para Todos (PUPT). O programa, que já existe há 15 anos, funciona como um curso Pré-vestibular aos alunos de baixa renda, com dificuldades socioeconômicas de ter um ensino preparatório de qualidade para o vestibular.
A iniciativa da UFES atende, além de Vitória, os municípios de Serra Viana, Fundão, Linhares, São Mateus, João Neiva, Guarapari, Jaguaré, Conceição da Barra, Ibiraçu, Vila Velha, Cariacica, Marechal Floriano, Ibitirama e Piúma. Nos últimos cinco vestibulares da Universidade, o projeto conseguiu a aprovação de 4 mil alunos, com média de 27% de aprovação.
O Pré-vestibular é anual e oferece 400 vagas. O aluno arca somente com o material didático. As aulas ocorrem no período vespertino e noturno, oferecendo palestras, aulões, simulados e aulas complementares. O processo seletivo ocorre através de análise socioeconômica, com ficha de inscrição no valor de R$ 20. É necessário que o candidato estude ou tenha estudado em escola pública.
Coordenação
José Vasconcelos
Endereço
Avenida Fernando Ferrari, nº 514, Goiabeiras, Campus Universitário, Vitória – ES
Contato
(27) 4009-7921
Mais informações
www.pupt.org ou luciano@fcaa.com.br